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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Paulo Henrique De Queiroz | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:18Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:18Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/975 | |
dc.description | FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | pt_BR |
dc.description.abstract | A INVESTIGAÇÃO TEM COMO OBJETO AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA DE ALUNOS E ALUNAS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE COMO ESSAS POSIÇÕES RECÍPROCAS ESTABELECIDAS FACE-A-FACE ORGANIZAM A SALA E DÃO SENTIDO À INSERÇÃO DESSES SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INTUITO, PORTANTO, É COMPREENDER AS REDES QUE SE CRIAM E QUE EXPRESSAM OS PERTENCIMENTOS JUVENIS DOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO. ESSAS PERTENÇAS, INSERIDAS EM REGIME DE COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS, CONFORMAM A SUA IDENTIDADE DISCENTE EM UM IMBRICAMENTO DE VARIÁVEIS FAVORÁVEIS OU NÃO A MANUTENÇÃO DO FRAME (ENQUADRE) NECESSÁRIO A CONTINUIDADES DAS AULAS. SÃO ESSAS MODULAÇÕES QUE PROVOCAM A RUPTURA DOS LAÇOS DE SOLIDARIEDADES ENTRE OS ALUNOS E DELES PARA COM OS PROFESSORES FAZENDO APARECER O CONFLITO ABERTO ENTRE AMBOS. O DILEMA, PORTANTO, DA FORMA ESCOLAR É MANTER-SE COMO COATIVA DAS SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DAS ATRIBUIÇÕES DE PAPÉIS AO DISCENTE OU ABRIR-SE A OUTRAS DINÂMICAS EM QUE SER JOVEM É ZOAR EM UMA PERSPECTIVA DE QUEBRA NO CLIMA PROPOSTO PELA DOCÊNCIA. PARA TANTO SE PESQUISOU, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE, AS TURMAS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE SE ENCONTRAVAM, PORTANTO, NA EMINÊNCIA DE DEIXAR A ESCOLA. ELES FORAM ESCOLHIDOS POR JUSTAMENTE SE VEREM FRENTE ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO ABERTAS PELO TÉRMINO DE UM PERÍODO DE ESCOLARIZAÇÃO EM QUE SE TORNA POSSÍVEL AVALIAR O JÁ TRANSCORRIDO. AS OBSERVAÇÕES EM CAMPO SE DERAM EM DOIS SEMESTRES DESCONTÍNUOS NOS ANOS DE 2003 E 2005 EM QUE O FOCO SE DIRIGIA PARA AS INTERAÇÕES QUE ERAM ANALISADAS PELOS PRÓPRIOS ATORES EM ENTREVISTAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS. ASSIM, BUSCARAM-SE DADOS QUE APONTASSEM PARA A DINÂMICA INTERACIONAL LEVADA A CABO POR ALUNOS E ALUNAS NA CONSTRUÇÃO DE UM QUADRO ANALÍTICO EM QUE AS PERSPECTIVAS GERACIONAIS, DE GÊNERO E CLASSE SOCIAL EMERGEM COMO VETORES EXPLICATIVOS DO FENÔMENO. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE SIMMEL, DUBET E GOFFMAN QUE FORAM SOLICITADOS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DESSA REDE DE SOCIAÇÃO URDIDA EM CONTEXTOS ESCOLARES. | pt_BR |
dc.format.extent | 4972992 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | IDENTIDADE JUVENIL E IDENTIDADE DISCENTE: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO TERCEIRO CICLO DA ESCOLA PLURAL | pt_BR |