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PRÁTICA DOCENTE E CULTURA JUVENIL: NA SINFONIA DO ENSINO MÉDIO CONFESSIONAL

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dc.contributor.advisor SOUZA, João Francisco De pt_BR
dc.contributor.author MOTTA, Maria Do Carmo Sousa pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/974
dc.description BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO INVESTIGA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NO SEU ENCONTRO / DESENCONTRO COM A CULTURA JUVENIL E SITUA-SE NO INTERIOR DO DEBATE SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E PEDAGÓGICAS NA PÓS-MODERNIDADE. BUSCA-SE INTERPRETAR E COMPREENDER REPRESENTAÇÕES E SABERES VIVIDOS EM ESPAÇOS SOCIOCULTURAIS DIFERENTES, QUE INCIDEM NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. INSERE-SE NUMA CONCEPÇÃO CRÍTICA PROGRESSISTA DA EDUCAÇÃO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR QUE SE REALIZA PELA INTER-RELAÇÃO ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, A PRÁTICA DOCENTE, A CULTURA JUVENIL E OS CONHECIMENTOS TRABALHADOS. RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR A COMPREENSÃO DA CULTURA PARA UM MELHOR CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRUZAMENTO DE CULTURAS DIFERENTES, QUE CONVIVEM COM TENSÕES, CONTRASTES E CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, REFLETINDO UMA JUSTAPOSIÇÃO DE CULTURAS, A DOMINAÇÃO DE UMA CULTURA SOBRE OUTRA OU UM DIÁLOGO ENTRE CULTURAS. NESSA BUSCA, VISOU A IDENTIFICAR OS ENCONTROS / DESENCONTROS ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A CULTURA JUVENIL NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, CONFIGURANDO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM OU PODEM SER CONSTRUÍDAS ENTRE A VIDA ESCOLAR E A VIDA COTIDIANA DOS ADOLESCENTES. NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA CRÍTICA, DOS ESTUDOS CULTURAIS E DO MULTICULTURALISMO, EXIGE-SE QUE A PRÁTICA DOCENTE MATERIALIZE UMA REDE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE IMPLICA UMA SUBJETIVIDADE EXPANSIVA EM RELAÇÃO À QUAL A FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAIS DOS ATUAIS PROFESSORES PARECEM NÃO TER SIDO CONTEMPLADOS. NESSA PEDAGOGIA, HÁ UMA VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SIMILAR AO CONHECIMENTO DO SENSO COMUM, PROPICIANDO UMA SUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA PARA ALCANÇAR UMA CONSCIÊNCIA EPISTEMOLÓGICA ATRAVÉS DO DIÁLOGO E DA PROBLEMATIZAÇÃO, NOS QUAIS PODE, PELA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, OCORRER A APRENDIZAGEM. CONSTATA-SE, DO QUE JÁ DESCONFIÁVAMOS, UMA DISTÂNCIA ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A CULTURA JUVENIL. A ESCOLA PARA ADOLESCENTES E JOVENS NECESSITA DE OUTRA CONFIGURAÇÃO, COM UMA MAIOR VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES E UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA, EM QUE A DISCUSSÃO DA PEDAGOGIA CRÍTICA, ENVOLVENDO OS ESTUDOS CULTURAIS E O MULTICULTURALISMO, VENHA À TONA, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO COM O SABER DA COTIDIANIDADE, COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO E A VIVÊNCIA DO EXERCÍCIO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS NOVOS SUJEITOS E PROTAGONISTAS DE UMA NOVA SOCIEDADE. pt_BR
dc.format.extent 693856 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO pt_BR
dc.subject PRÁTICA DOCENTE pt_BR
dc.subject CULTURA JUVENIL pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE E CULTURA JUVENIL: NA SINFONIA DO ENSINO MÉDIO CONFESSIONAL pt_BR


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