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dc.contributor.advisor | HUET, Aparecida Barco Soler | pt_BR |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Corintha Maria Barreto | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:17Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:17Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/971 | |
dc.description | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO ANALISA EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS DE IDADE, ALUNOS DE 4ª SÉRIE E DE ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS, ALUNOS DE 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AS AGRESSÕES E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E RESPECTIVAS PERCEPÇÕES. A PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O ANO LETIVO DE 2004, NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ? SP, A FIM DE INVESTIGAR SE A AGRESSÃO ENTRE ESCOLARES FAZ O ALUNO NÃO GOSTAR DE IR À ESCOLA, BEM COMO SE AS AGRESSÕES QUE GERAM INDISCIPLINA INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. NO PRIMEIRO CAPÍTULO DO TRABALHO FOI ABORDADO AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS ACERCA DAS AGRESSÕES RELACIONADAS À ESCOLA. AUTORES EUROPEUS E DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA CONSTITUÍRAM O REFERENCIAL TEÓRICO. EM SEGUIDA, FOI ANALISADA A PRODUÇÃO BRASILEIRA PRESENTE EM TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. NO SEGUNDO CAPÍTULO TRATOU-SE DA PESQUISA, DO MÉTODO DO TRABALHO, DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DOS SUJEITOS, DO LOCAL ONDE FOI REALIZADA A PESQUISA DE CAMPO, DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS E DA ANÁLISE DESSES DADOS. NO TERCEIRO CAPÍTULO FOI TRATADO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. E, NO QUARTO CAPÍTULO, DAS DISCUSSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS. AS ANÁLISES DOS RELATOS INDICARAM QUE OS ATOS DE AGRESSÕES E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR TÊM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS QUANDO SE TRATA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AS QUAIS PODEM SER RELACIONADAS, ENTRE OUTRAS, ÀS CARACTERÍSTICAS DOS RESPECTIVOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO. FOI OBSERVADO, NESTE ESTUDO, QUE HÁ UM ENVOLVIMENTO MAIOR EM AGRESSÕES FÍSICAS DE ALUNOS DAS 4ª SÉRIES E UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DAS 7ªS SÉRIES QUANDO SE TRATA DE AGRESSÕES PSICOLÓGICAS. A SALA DE AULA É CONSIDERADA COMO O LOCAL ONDE MAIS OCORREM ATOS DE AGRESSÃO ENTRE ESCOLARES. AO ANALISAR O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS A RESPEITO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, FOI CONSTATADO QUE OS PROFESSORES CONSIDERAM O CONTEXTO FAMILIAR O MAIOR RESPONSÁVEL PELO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DE ALUNOS; JÁ OS DOIS FUNCIONÁRIOS PERCEBEM AGRESSÕES NO PÁTIO POR MOTIVOS FÚTEIS E MOTIVADAS POR BRINCADEIRAS CONSIDERADAS DE MAU GOSTO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1463515 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | AGRESSÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | AGRESSÕES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: VISÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS | pt_BR |