DSpace Repository

GEOGRAFIA(S), SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES

Show simple item record

dc.contributor.advisor FONSECA, Selva Edilamar Guimarães pt_BR
dc.contributor.author GRECO, Fátima Aparecida Da Silveira pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:17Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:17Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/968
dc.description UFU pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA TRATA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, DOS APRENDIZES E DAS APRENDIZAGENS. CONSTATANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES TEM SIDO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APREENDER, ESTE ESTUDO BUSCA DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR, ABORDANDO TEMAS COMO SUJEITO HISTÓRICO-CULTURAL, CULTURA JUVENIL, MÍDIA, LUGAR, MUNDO E MUNDIALIZAÇÃO. ANALISADO A GEOGRAFIA COMO UM SABER E UM PRÁTICA EM MOVIMENTO E CONSTITUINDO OS ALUNOS DA ÚLTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUJEITOS DESTA ANÁLISE, FOCALIZO SUAS PRÁTICAS ESPACIAIS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR. DELINEANDO O SER ALUNO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, NO SEU PROCESSO DE ADOLESCER E SER/ESTAR JOVEM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SÃO MAPEADOS OS LUGARES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POR ONDE ESSES JOVENS ADOLESCENTES ENTRE 14 E 17 ANOS, HETEROGÊNEOS SOCIOCULTURALMENTE, MORADORES DE DIFERENTES BAIRROS, VIVENCIAM SEU TEMPO, SEU ESPAÇO E SEU MUNDO E ANALISA-SE A LEITURA QUE ESSES ALUNOS, ENTRE A 5ª E A 8ª SÉRIE, FAZEM DA GEOGRAFIA ENSINADA E APRENDIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A CONFIGURAÇÃO DE UMA REDE MULTICULTURAL DE REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS, DE LINGUAGENS, DISCURSOS `PEDAGÓGICOS` E EXPRESSÕES DA CULTURA JUVENIL PRESENTE NA GEOGRAFIA VIVIDA POR ESSES JOVENS ADOLESCENTES CONTRASTA COM A LINGUAGEM, PRÁTICAS E CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR, FORNECENDO PISTAS PARA COMPREENDER POR QUE OS JOVENS ADOLESCENTES EVIDENCIAM QUE, EMBORA RECONHECÇAM A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA, ESTA DISCIPLINA NÃO DESPERTA SEU INTERESSE. ESSE DESCOMPASSO DE TEMPO-ESPAÇO ENTRE O MUNDO FORA E O DENTRO DA ESCOLA EXPÕE A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES CURRICULARES DE FORMA-CONTEÚDO, TEORIA-PRÁTICA, ESPECIALMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-ALUNO E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COERENTE COM O TEMPO-ESPAÇO DOS JOVENS ADOLESCENTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO PARA POSSIBILITAR-LHES SUPERAR O SABER DE SENSO COMUM DIANTE DAS REALIDADES APARENTES DO ESPAÇO SOCIAL. pt_BR
dc.format.extent 2097152 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA pt_BR
dc.subject GEOGRAFIA pt_BR
dc.subject VIVÊNCIAS CULTURAIS pt_BR
dc.subject SABERES E PRÁTICAS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title GEOGRAFIA(S), SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context