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dc.contributor.advisor | ZAGO, Nadir | pt_BR |
dc.contributor.author | VIRGILIO, Marilene Da Silva Pacheco | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:15Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:15Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/961 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA SETORIAL - CED | pt_BR |
dc.description.abstract | A DISSERTAÇÃO QUE APRESENTAMOS FOI FUNDAMENTADA EM UMA PESQUISA QUE OBJETIVOU CONHECER E ANALISAR QUAL A RELAÇÃO QUE OS ALUNOS, QUE SE ENCONTRAM EM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE ESCOLAR, TÊM COM A ESCOLA E O SABER ESCOLAR. PARA DESENVOLVER ESSE TRABALHO SELECIONAMOS UM GRUPO DE ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MUNICIPAL DE PAULO LOPES - SANTA CATARINA. O ESTUDO CONFIGUROU-SE EM TRÊS DIMENSÕES BÁSICAS: A HISTÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE; A RELAÇÃO COM O SABER E COM ESCOLA; O SENTIDO DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM O SABER. NA CONSTRUÇÃO DESSA DISSERTAÇÃO CONTOU-SE COM O APOIO DE DIVERSOS AUTORES, ENTRE ELES : SOARES (1994), SAMPAIO (1998); PATTO (1999); ZAGO (2000) E ESPECIALMENTE CHARLOT (2000, 2001, 2002); QUE DISCUTE, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, A RELAÇÃO COM O SABER E A ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DEFINEM UMA PESQUISA DE NATUREZA PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS CONTOU COM UM QUESTIONÁRIO PARA CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ESTUDADA E DE ENTREVISTAS. O MATERIAL ANALISADO COMPREENDEU UM CONJUNTO DE CATEGORIAS TEMÁTICAS PARA NOS PERMITIR APROFUNDAR O ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O SABER. EM GERAL OS ALUNOS NÃO VÊEM A ESCOLA COMO LUGAR CENTRAL DE CONSTRUÇÃO DO SABER, MAS UM LUGAR AONDE SE VAI PARA MAIS TARDE ADQUIRIR UM BOM EMPREGO, TER UM FUTURO MELHOR. ISTO É, VÊEM A ESCOLA ENQUANTO RELAÇÃO PROFISSIONAL. O ESTUDO DESENVOLVIDO INDICA A NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO DE TEMAS VOLTADOS PARA AS DIMENSÕES DO PRAZER E DO SENTIDO DE ESTUDAR E DE IR À ESCOLA. OS RESULTADOS DESSA INVESTIGAÇÃO DEVERÃO CONTRIBUIR NA COMPREENSÃO DO CHAMADO "FRACASSO ESCOLAR", SEM PERSPECTIVA HISTÓRICA.. | pt_BR |
dc.format.extent | 2586233 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | SABER ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | A RELAÇÃO COM A ESCOLA E O SABER ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE | pt_BR |