Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MOLL, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | ROSSATO, Maristela | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:14Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:14Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes - dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora - conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 2097152 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | FRACASSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | SUCESSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - sucesso e fracasso escolares | pt_BR |
dc.title | A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar | pt_BR |