Abstract:
O FOCO DESTA PESQUISA É A INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARANGOLA/MG, BEM COMO, A COMPREENSÃO DE SUAS PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO A QUE ESTÃO SUBMETIDOS. O OBJETIVO GERAL SURGE DA PERSPECTIVA DE ENTENDER, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES E DOS PROFESSORES, O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO E REPETÊNCIA CONSTANTES NESSA MODALIDADE DE ENSINO NO MUNICÍPIO EM QUESTÃO. A INVESTIGAÇÃO SE DESENVOLVEU COM AS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 4º) DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO MARQUES E EM SUAS DUAS TURMAS VINCULADAS E MULTISSERIADAS, LOCALIZADAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO. OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO SE DESENVOLVERAM EM FASES INTERDEPENDENTES: SELEÇÃO DE AMOSTRA DA UNIDADE ESCOLAR PESQUISADA, ANÁLISE DO CONTEXTO ATUAL E ANÁLISE DO CONTEXTO LOCAL, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS ESTUDANTES E PROFESSORES, FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO COM AS PROFESSORAS ENVOLVIDAS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NAS SALAS DE AULAS, SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS LEVANTADOS. COMO RESULTADO, DESTACAMOS ELEMENTOS PARA REPENSAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DESSES ESTUDANTES NO MUNICÍPIO, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A ESSE SEGMENTO DA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE, POR TER SIDO HISTORICAMENTE AVILTADO PELA BAIXA QUALIDADE DO ENSINO.