DSpace Repository

A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor PAIXAO, Lea Pinheiro pt_BR
dc.contributor.author REBEL, Sandra Maria Cavalcanti pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:13Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:13Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946
dc.description Biblioteca Central do Gragoatá pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo procuro expor a teoria desenvolvida pelo pesquisador francês Bernard Charlot sobre a relação do aluno com o saber. Tenho como objetivo promover uma reflexão sobre alguns aspectos desta teoria que considero importantes para a prática docente. Utilizo-me de depoimentos de alunos para exemplificar as principais noções teóricas. Nestes relatos são observados os diferentes significados que o ato de aprender pode representar e as diferentes expectativas que o jovem traz em relação à escola. Exponho também a importância de considerar as histórias singulares para a compreensão da relação do aluno com o saber. Venho valorizando a prática docente dialógica no sentido de conhecer e interpretar o que o aluno pensa da escola, dos professores, do processo de aprender. Aponto para a necessidade de o professor adotar uma postura investigadora em relação à sua própria prática com o objetivo de revê-la e verificar se ela está favorecendo a mobilização do aluno na escola e em relação à escola. Enfim, procuro mostrar que é importante entender o comportamento do aluno na escola sob a perspectiva da relação com o saber. pt_BR
dc.format.extent 436340 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE pt_BR
dc.subject RELAÇÃO COM O SABER pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO DE PROFESSORES pt_BR
dc.subject CURSO NORMAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context