Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | LOBATO, Wolney | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, Helenice Almeida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:13Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:13Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/945 | |
dc.description | PUC MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, SE ENQUADRADO COMO ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EFIGÊNIO SALLES, LOCALIZADA EM UM DOS MAIORES AGLOMERADOS URBANOS DE BELO HORIZONTE, MG, O AGLOMERADO DA SERRA, ONDE VIVEM CERCA DE 60.000 PESSOAS EM CONDIÇÕES MUITO PRECÁRIAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI O DE VERIFICAR SE A QUESTÃO AMBIENTAL É ABORDADA, E COMO, EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA ÁREA DE RISCO AMBIENTAL. NA PESQUISA BUSCOU-SE SABER COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APARECE NO CURRÍCULO ESCOLAR, QUAL A IMPORTÂNCIA É DADA A ELA PELA COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL E SE AS QUESTÕES RELACIONADAS AOS RISCOS AMBIENTAIS SÃO TRABALHADAS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ÀS PROFESSORAS E ESPECIALISTAS, REALIZADAS ENTREVISTAS COM A DIRETORA, ALUNOS DE TODAS AS SÉRIES, PAIS DE ALUNOS, A SECRETÁRIA ESCOLAR E OS AUXILIARES DE SERVIÇO DA CANTINA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, APESAR DE TODAS AS PROFESSORAS RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EM QUE A ESCOLA SE INSERE, CONTEMPLANDO OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE, ELA AINDA NÃO É TRABALHADA COMO TEMA TRANSVERSAL PERMANENTE, SEGUNDO A PROPOSTA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, E NÃO RECEBE A DEVIDA ATENÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL AINDA ESTÁ RESTRITA A CONTEÚDOS CONSIDERADOS AFINS COMO OS DE CIÊNCIAS, VOLTADOS PRINCIPALMENTE PARA AS ÁREAS DE HIGIENE E SAÚDE E PARA A QUESTÃO DO LIXO. NÃO VAI ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR, NÃO ATINGE A COMUNIDADE E NEM ENFOCA AOS PROBLEMAS LIGADOS AOS RISCOS AMBIENTAIS A QUE ESTÃO SUJEITOS. A ESCOLA, INSERIDA NESSE CONTEXTO, ASSISTE AOS DESLIZAMENTOS QUE ACONTECEM POR OCASIÃO DAS CHUVAS, CONVIVE COM O DRAMA DOS ALUNOS E DE SUAS FAMÍLIAS, MAS NÃO TRABALHA ESSA REALIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM TAMBÉM QUE DEVEM SER TOMADOS CUIDADOS QUANTO ÀS CRÍTICAS FEITAS À ESCOLA, DEVIDO ÀS INÚMERAS DIFICULDADES POR ELA ENFRENTADAS. A ESCOLA É A ENTIDADE NA QUAL OS PAIS ACREDITAM SER O ÚNICO LOCAL SEGURO PARA DEIXAR SEUS FILHOS ENQUANTO TRABALHAM E NA QUAL DEPOSITAM TODA A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. O FATO DE A ESCOLA NÃO TRABALHAR OS RISCOS AMBIENTAIS SE RELACIONA À NECESSIDADE DE SER UM PRONTO-SOCORRO PARA A COMUNIDADE, ATENDENDO ÀS CARÊNCIAS, QUE NÃO SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE, MAS SÃO DE URGÊNCIA IMEDIATA. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA BOA ESTRATÉGIA PODERIA SER A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS SITUADAS EM ÁREAS DE RISCO E QUE MUITAS MEDIDAS PREVENTIVAS PODERIAM SER TOMADAS LOCALMENTE, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR OS RISCOS E ATÉ EVITÁ-LOS. MUDAR ESSA REALIDADE É UM DOS MAIORES DESAFIOS QUE ESCOLA E A SOCIEDADE TERÃO DE ENFRENTAR NOS PRÓXIMOS ANOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 3594383 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
dc.subject | MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SITUADA EM ÁREA DE RISCO | pt_BR |