Repositorio Dspace

AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor XAVIER, Rosely Perez pt_BR
dc.contributor.author ESCALANTE, Roberta Kolling pt_BR
dc.coverage.spatial SC pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:12Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:12Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/939
dc.description BU pt_BR
dc.description.abstract AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE, NA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL, ENCONTRAM-SE, MUITAS VEZES, VINCULADAS NÃO SÓ À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, MAS TAMBÉM A TRAÇOS OU CARACTERÍSTICAS PESSOAIS INERENTES, OU ASSUMIDAS PROPOSITALMENTE PELOS PROFESSORES, QUE PODEM AFETAR SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E DIREÇÃO ESCOLAR. COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), ESTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER E ANALISAR COMO OS ALUNOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) REPRESENTAM OS PROFESSORES DESSA LÍNGUA. BUSCOU-SE, TAMBÉM, ENTENDER QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES EM GERAL, VINCULADAS A FATORES COMO GÊNERO, IDADE, APARÊNCIA FÍSICA, ATITUDE, FORMA DE EXPRESSÃO (LINGUAGEM) E METODOLOGIA DE ENSINAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO/INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIFERENTES FASES ESCOLARES E GRAUS DE MATURIDADE (5ª E 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO) DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, PARTICULAR E ESTADUAL, RESPECTIVAMENTE, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ? SC. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE CERTAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE UM TIPO DE SER E FAZER DOCENTE PODEM LEVÁ-LOS A UMA APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DO PROFESSOR, A UMA MAIOR OU MENOR MOTIVAÇÃO PELA AULA, A UMA MAIOR OU MENOR COLABORAÇÃO QUANTO À DISCIPLINA EM SALA DE AULA, SENDO POSSÍVEL ENTREVER RELAÇÕES MAIS OU MENOS HARMONIOSAS, COM MAIOR OU MENOR PODER AO PROFESSOR. pt_BR
dc.format.extent 605672 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR
dc.subject PROFESSORES pt_BR
dc.subject ENSINO DE ESPANHOL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto