Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli pt_BR
dc.contributor.author ARAUJO, Marilse Terezinha De pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:11Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:11Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/934
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract Estudo de caso, com alunos do 2º ano de uma escola pública estadual de 2º grau, indagando quais foram as lembranças mais importantes dessa vivência escolar de 11 anos. Os depoimentos foram recortados segundo os seguintes aspectos: escola como lugar da convivência (mais importante para os alunos); escola como lugar de ensinar e aprender (função da escola, consensualmente reconhecida) e os vários lugares da disciplina (conclusão que acrescenta as normas disciplinares da escola, as definições de bom/mau aluno e o processo de avaliação, às questões tratadas, anteriormente). Conclusões: 1ª: A disciplina (conceito ancorado em Michel Foucault) preside a organização escolar nos dias atuais. A escola pesquisada é emblemática dessa organização; 2ª: Essa forma de organização disciplinar sobrevive há mais de um século. Essa afirmação resulta da comparação entre os depoimentos dos alunos e trechos recortados do livro "O Ateneu" de Raul Pompéia, escrito em 1888. O narrador é Sérgio, aluno desse internato. pt_BR
dc.format.extent 3589725 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual de Campinas. pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject DISCIPLINA pt_BR
dc.subject LITERATURA pt_BR
dc.subject SEGUNDO GRAU pt_BR
dc.subject FOUCA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title Era uma vez uma escola pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto