dc.contributor.advisor |
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
OYARZABAL, Graziela Macuglia |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RS |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:37:10Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:37:10Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Doutorado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/930 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A PRESENTE PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA E DIALÉTICA, SOB O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA SISTEMATIZADA POR MICHEL PÊCHEUX, TEVE POR OBJETIVO GERAL CONHECER OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS NA ATUALIDADE PELOS PROFESSORES ATUANTES, PAIS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS. HOUVE A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM SEIS PROFESSORAS ATUANTES EM TURMAS DE I E II CICLOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO JUNTO A DEZOITO ALUNOS DE TURMAS DE II E III CICLOS E A QUATRO RESPONSÁVEIS POR ALUNOS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA REGIÃO LESTE DE PORTO ALEGRE/RS. APÓS A FORMAÇÃO DESSE CORPUS EMPÍRICO, FORAM ANALISADAS DIVERSAS SEQÜÊNCIAS DISCURSIVAS QUE MOSTRARAM PELO JOGO ENTRE A MATERIALIDADE (INTRADISCURSO) E A MEMÓRIA DISCURSIVAS (INTERDISCURSO) O PROCESSO DE FILIAÇÃO (OU NÃO) DAS PROFESSORAS, DOS PAIS E DOS ALUNOS À ESCOLA POR CICLOS PELOS EFEITOS DE SENTIDOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIZER. FOI CONFIRMADA A TESE PRINCIPAL DE QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DISCURSIVOS DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS ENUNCIADOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE NA ATUALIDADE. CONCLUIU-SE, ENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE OS CICLOS CORRESPONDEM À DENÚNCIA DA LÓGICA EXCLUDENTE PELA QUAL HISTORICAMENTE A ESCOLA TEM SIDO RESPONSÁVEL. PORTANTO, A IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO POR CICLOS CORRESPONDE A UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA A UMA FORÇA CONTRÁRIA HEGEMÔNICA E, POR CONSEQÜÊNCIA, NÃO FUNCIONARÁ PERFEITAMENTE. |
pt_BR |
dc.format.extent |
695969 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
pt_BR |
dc.subject |
ANÁLISE DO DISCURSO |
pt_BR |
dc.subject |
ESCOLA POR CICLOS |
pt_BR |
dc.subject |
ENSINO PÚBLICO |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos |
pt_BR |
dc.title |
OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS POR PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO ALEGRE/RS |
pt_BR |