Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FÁVERO, Osmar | pt_BR |
dc.contributor.author | ANDRADE, Eliane Ribeiro | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:10Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:10Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/928 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | Discute o universo que compõe a educação de jovens e adultos (EJA), privilegiando o sentido da escolarização vivenciada pelos jovens alunos das escolas públicas noturnas. Reconhece a maioria dos alunos e alunas jovens beneficiários da EJA como outsiders, no sentido de Norbert Elias, considerando que essa ação educativa é parte de um processo, desigual e excludente, que não existe por forças naturais, mas por mecanismos construídos ao longo do tempo e por meio de práticas sociais que se desenvolvem dentro e fora da escola, tendo em vista ser essa modalidade educativa direcionada basicamente para os segmentos mais pobres da população, que carregam uma trajetória educacional marcada pela desigualdade de oportunidades educativas e sociais. O trabalho resgata o lugar ocupado pela EJA na construção das políticas públicas brasileiras, destacando elementos para repensar a ação do Estado no âmbito da EJA. O estudo está baseado em pesquisa realizada junto a escolas e alunos vinculados aos cursos presenciais de EJA com avaliação no processo - ensino fundamental, de 5ª a 8º séries, e ensino médio -, no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Apresenta características sócio-demográficas e percepções dos jovens alunos sobre as suas vivências escolares e perspectivas futuras. Este percurso analítico revelou a inadequação do atendimento de EJA face à diversidade das demandas dos que o procuram e a relação entre as desvantagens escolares neste nível e a origem social, restringindo as escolhas dos alunos de menor renda ao que é possível e não ao que é necessário. | pt_BR |
dc.format.extent | 1486518 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | ÚLTIMO TURNO | pt_BR |
dc.subject | OUTSIDERS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos e os Jovens do “Último Turno”: Produzindo Outsiders | pt_BR |