DSpace Repository

ESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Show simple item record

dc.contributor.advisor CARVALHO, José Carmelo Braz De pt_BR
dc.contributor.author NETO, Miguel Farah pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:10Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:10Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/927
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DO CTCH pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, DESENVOLVIDO EM ESTABELECIMENTOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO NO ANOS DE 2000 E 2001 E BASEADO NA OFERTA, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE OPÇÕES DE LAZER, ESPORTE E CULTURA, NOS FINS DE SEMANA, PARA JOVENS E COMUNIDADES SUJEITOS A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. COM BASE EM AUTORES COMO SPOSITO, ABRAMO, PERALVA, DAYRELL, PARO, ARROYO E CANDAU, ENTRE OUTROS, LEVANTAM-SE QUESTÕES RELATIVAS AOS TEMAS DA ESCOLA, DA JUVENTUDE, DA VIOLÊNCIA E DAS POLÍTICAS SOCIAIS, DE FORMA A PROCEDER AO ESTUDO EM PAUTA SEGUNDO PERSPECTIVAS E REFERÊNCIAS ATUAIS. O PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, OBJETO DE RECENTE AVALIAÇÃO REALIZADA PELA UNESCO, É AQUI ESTUDADO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO E DO APROFUNDAMENTO DE DOIS EIXOS ESPECÍFICOS: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES A ELE INERENTES. PARA TANTO, OPTA-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE TEM COMO NÚCLEO O ESTUDO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS PRODUZIDOS PELA UNESCO SOBRE O PROGRAMA E SEUS RESULTADOS, BEM COMO DE TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS E DE GRUPOS FOCAIS JUNTO A DISTINTOS AGENTES, ALÉM DE REGISTROS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO. AO CONCLUIR SOBRE AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E SOBRE LIMITAÇÕES EXISTENTES NA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA FACE ÀS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA, O ESTUDO LANÇA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DESSA NATUREZA E ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM OS ESTUDOS SOBRE O TEMA. pt_BR
dc.format.extent 614945 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject PARTICIPAÇÃO JUVENIL pt_BR
dc.subject COMUNIDADE pt_BR
dc.subject POLÍTICA SOCIAL pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title ESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context