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dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Carmelo Braz De | pt_BR |
dc.contributor.author | NETO, Miguel Farah | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:10Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:10Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/927 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DO CTCH | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, DESENVOLVIDO EM ESTABELECIMENTOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO NO ANOS DE 2000 E 2001 E BASEADO NA OFERTA, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE OPÇÕES DE LAZER, ESPORTE E CULTURA, NOS FINS DE SEMANA, PARA JOVENS E COMUNIDADES SUJEITOS A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. COM BASE EM AUTORES COMO SPOSITO, ABRAMO, PERALVA, DAYRELL, PARO, ARROYO E CANDAU, ENTRE OUTROS, LEVANTAM-SE QUESTÕES RELATIVAS AOS TEMAS DA ESCOLA, DA JUVENTUDE, DA VIOLÊNCIA E DAS POLÍTICAS SOCIAIS, DE FORMA A PROCEDER AO ESTUDO EM PAUTA SEGUNDO PERSPECTIVAS E REFERÊNCIAS ATUAIS. O PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, OBJETO DE RECENTE AVALIAÇÃO REALIZADA PELA UNESCO, É AQUI ESTUDADO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO E DO APROFUNDAMENTO DE DOIS EIXOS ESPECÍFICOS: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES A ELE INERENTES. PARA TANTO, OPTA-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE TEM COMO NÚCLEO O ESTUDO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS PRODUZIDOS PELA UNESCO SOBRE O PROGRAMA E SEUS RESULTADOS, BEM COMO DE TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS E DE GRUPOS FOCAIS JUNTO A DISTINTOS AGENTES, ALÉM DE REGISTROS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO. AO CONCLUIR SOBRE AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E SOBRE LIMITAÇÕES EXISTENTES NA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA FACE ÀS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA, O ESTUDO LANÇA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DESSA NATUREZA E ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM OS ESTUDOS SOBRE O TEMA. | pt_BR |
dc.format.extent | 614945 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO JUVENIL | pt_BR |
dc.subject | COMUNIDADE | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICA SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | ESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |