dc.contributor.advisor |
MAHONEY, Abigail Alvarenga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
FERRARI, Shirley Costa |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:37:08Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:37:08Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier |
Doutorado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919 |
|
dc.description |
PUC/SP |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1048576 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
pt_BR |
dc.subject |
WALLON |
pt_BR |
dc.subject |
SUPLETIVO |
pt_BR |
dc.subject |
MUDANÇAS PESSOAIS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos |
pt_BR |
dc.title |
Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões |
pt_BR |