DSpace/Manakin Repository

Vivências de alunos jovens em escolas de ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor BERNARDES, Nara Maria Guazzelli pt_BR
dc.contributor.author CABRAL, Nadine Friedrich pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:08Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:08Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/917
dc.description PUCRS pt_BR
dc.description.abstract Este estudo problematizou as vivências dos jovens alunos em escolas de ensino médio da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre. Os objetivos foram compreender como os jovens percebem as escolas que estudam, verificar como analisam o processo de ensino e aprendizagem e investigar como percebem os convívios no ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de entrevistas individuais semi-estruturadas com oito jovens, cinco meninas e três meninos estudantes do ensino médio. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: a escola; o ensinar e o aprender; o convívio. Os resultados mostram: a escola é apreciada pelos alunos quando oportuniza a convivência e o encontro entre amigos; as turmas de alunos estão divididas em sub-grupos que os alunos denominam panelas; a trajetória escolar é marcada pela diferença entre o ensino fundamental, principalmente de primeira à quarta série e o ensino médio; os jovens sentem a necessidade de serem ouvidos, para isto desejam que a instituição abra canais de participação; o processo de ensino e aprendizagem é questionado pelos alunos; o ensino enfatiza a preparação para o exame vestibular; os alunos destacam o convívio com a equipe diretiva, principalmente direção e serviço de orientação educacional, professores e colegas; a expectativa com relação aos professores é grande, por isto ser professor não basta, é preciso ser um super-herói. pt_BR
dc.format.extent 500084 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title Vivências de alunos jovens em escolas de ensino médio pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto