DSpace/Manakin Repository

Das relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantes

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor OSOWSKI, Cecília Irene pt_BR
dc.contributor.author SCHLICKMANN, José Wilson pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:08Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:08Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916
dc.description UNISINOS pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação investigou a qualidade das relações existentes entre a dimensão espiritual do ser humano, os valores, a espiritualidade, o currículo e as práticas educativas presentes num espaço educativo-pedagógico. Para a compreensão antropológica buscou-se as contribuições de Henrique de Lima Vaz, José Roque Junges, Francisco Taborda, Johan Konings e Hans Walter Wolff para os saberes axiológicos em Johannes Hessen, Ubiratan D'Ambrosio e Carlos James. Para a compreensão sobre currículo e práticas educativas destacou-se J. Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Cecília Osowski e Ana Amélia Inoue. Na pesquisa realizada com estudantes de ensino médio busquei perceber qual a influência do currículo na qualidade de vida desses estudantes. Trabalhei com a metodologia da análise de discurso, construindo essa fundamentação sobretudo a partir das contribuições de Eni Orlandi. Os estudos de fundamentação teórica realizados e a análise do discurso dos estudantes pesquisados apontam para a compreensão de que há uma relação estreita entre os valores mediados no currículo e as aprendizagens construídas por esses estudantes. pt_BR
dc.format.extent 691859 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject ESPIRITUALIDADE pt_BR
dc.subject CURRÍCULO ESCOLAR pt_BR
dc.subject PRÁTICAS EDUCATIVAS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title Das relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantes pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto