DSpace/Manakin Repository

A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza pt_BR
dc.contributor.author BENACHIO, Marly Das Neves pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:07Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:07Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/911
dc.description BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO REFLETE SOBRE A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES, BUSCANDO COMPREENDER AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA O ENVOLVIMENTO COM ELAS. FUNDAMENTA-SE NAS PROPOSIÇÕES DO PSICÓLOGO HUMANISTA ABRAHAM MASLOW A RESPEITO DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS, QUE ELE ORGANIZOU EM CINCO TIPOS DISTINTOS: NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, NECESSIDADES DE SEGURANÇA, NECESSIDADES SOCIAIS, NECESSIDADES DE ESTIMA E NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO. TRAÇAMOS O PERFIL DOS SUJEITOS DESTA PESQUISA - ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO PAULO, UMA PÚBLICA E UMA PARTICULAR -, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE RETRATAM SUAS DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E AFETIVAS, DE MODO A SITUÁ-LOS EM SUA ETAPA DE VIDA, O UNIVERSO DA ADOLESCÊNCIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUE POSSIBILITARAM A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES RELATIVAS ÀS SUAS NECESSIDADES. A CONCLUSÃO APONTA PARA "ADOLESCENTES" E NÃO PARA UM MODELO UNIVERSAL DE ADOLESCENTE, CONSIDERANDO QUE CADA UM DELES TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E POR ELAS É MOVIDO, NAS OPÇÕES QUE FAZ NO SEU COTIDIANO ESCOLAR. A ESCOLHA POR DETERMINADO TIPO DE ATIVIDADE ESCOLAR ESTÁ ESTREITAMENTE RELACIONADA ÀS NECESSIDADES EMERGENTES DESSES ADOLESCENTES, E EM FUNÇÃO DE SEU CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL. A ESCOLA - E NELA O PROFESSOR - PRECISA RESPONDER AO DESAFIO DE ARTICULAR, NUM MESMO ESPAÇO - A SALA DE AULA, - AS RELAÇÕES DOS ADOLESCENTES ENTRE SI, COM ELES MESMOS E COM O CONHECIMENTO, IDENTIFICANDO EM SEUS GESTOS, PALAVRAS E ATITUDES AS NECESSIDADES QUE ESTÃO COMUNICANDO E/OU GOSTARIAM DE COMUNICAR AO PROFESSOR, UMA VEZ QUE, SE ESSAS NECESSIDADES NÃO SÃO IDENTIFICADAS OU PERCEBIDAS PELO PROFESSOR, O ALUNO NÃO SE ENVOLVE, NEM SE COMPROMETE COM AS ATIVIDADES ESCOLARES. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject ADOLESCÊNCIA pt_BR
dc.subject MOTIVAÇÃO pt_BR
dc.subject NECESSIDADE/INTERESSE pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto