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ADOLESCÊNCIA E MORALIDADE: O PROFESSOR QUE FAZ A DIFERENÇA

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dc.contributor.advisor BECKER, Maria Luiza Rheingantz pt_BR
dc.contributor.author GALLEGO, Andrea Bonetti pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:07Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:07Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/909
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract O TEMA NORTEADOR DESTA PESQUISA É A QUESTÃO DO RESPEITO NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNO, CONSIDERADAS A PARTIR DO LUGAR DE ADULTO SIGNIFICATIVO QUE O PROFESSOR PODE OCUPAR, FACILITANDO AO ALUNO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL E O CAMINHO PARA A AUTONOMIA E PARA A COOPERAÇÃO. O PROBLEMA CENTRAL DESTA PESQUISA É: COMO A RELAÇÃO DE RESPEITO MÚTUO COM UM PROFESSOR PODE MUDAR O POSICIONAMENTO MORAL DE UM JOVEM FRENTE À VIDA? ESTE TRABALHO TEM SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, DISCORRENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MORAL NA OBRA DE PIAGET, EXAMINANDO O PAPEL SIGNIFICATIVO DO PROFESSOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA MORAL PELO ADOLESCENTE, FAZENDO TAMBÉM UMA REVISÃO DE AUTORES E PESQUISADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA MESMA TEMÁTICA E DESTACAM A POSSIBILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO DA MORAL DO ADOLESCENTE, FALANDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO DE RESPEITO MUTUO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA A CONSTITUIÇÃO DA MORAL DA AUTONOMIA E PARA A BUSCA DO BEM COMUM. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E SE REALIZOU ATRAVÉS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS, COM ALUNOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO. BUSCA RESPONDER, COMO UM PROFESSOR PODE OCUPAR O LUGAR DE ADULTO SIGNIFICATIVO/RESPEITADO E SER RELEVANTE NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA MORAL DO ADOLESCENTE. ISTO FOI VERIFICADO ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES DOS ADOLESCENTES SOBRE ESTE PROFESSOR RESPEITADO. PARA INVESTIGAR O PAPEL DO PROFESSOR COMO ADULTO SIGNIFICATIVO NA CONSTITUIÇÃO DA MORAL DE ADOLESCENTES, A PARTIR DAS FALAS DOS MESMOS, FOI UTILIZADA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA FUNDAMENTADA NO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET QUE PERMITE QUE AS REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO ENTREVISTADO SEJAM EXPLICITADAS. PARTICIPARAM TAMBÉM DA PESQUISA OS PROFESSORES INDICADOS COMO MAIS SIGNIFICATIVOS PELOS ALUNOS, PARA QUE SE PUDESSE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PERSPECTIVA DO PROFESSOR SOBRE SUA DOCÊNCIA. A PESQUISA FOI EXECUTADA A PARTIR DE DUAS ETAPAS: UM QUESTIONÁRIO ESCRITO E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E ALUNOS SELECIONADOS PELO PRIMEIRO INSTRUMENTO. pt_BR
dc.format.extent 460591 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject MORALIDADE pt_BR
dc.subject ADOLESCÊNCIA pt_BR
dc.subject PROFESSOR pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title ADOLESCÊNCIA E MORALIDADE: O PROFESSOR QUE FAZ A DIFERENÇA pt_BR


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