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O presente estudo objetivou um maior entendimento da auto-estima e a necessidade de se analisar suas implicações no processo ensino-aprendizagem numa população de alunos adolescentes, relacionadas ao conceito acadêmico pessoal e social (pais, professores e amigos), ao número de reprovações, às aspirações, às expectativas e, às atitudes, face ao estudo e a futura profissão. Tudo isso orientou o problema deste estudo. Para tanto, elegeu-se uma amostra de 40 (quarenta) alunos das primeiras séries do ensino médio de uma escola pública, de ambos os sexos, com idade variando entre 14 e 20 anos. Quanto à metodologia utilizada optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários. Os resultados revelaram que, apesar das reprovações os alunos apresentaram a auto-estima variando entre média e alta. Portanto, eles se estimam e têm um conceito acadêmico pessoal e social de um bom estudante. Suas aspirações, expectativas e atitudes, face aos estudos revelaram que seus objetivos estão direcionados a cursar a universidade e acham que exercerão a profissão que desejam no futuro. |
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