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POR MEIO DO PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEMOS UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES (PRÊMIOS E CASTIGOS) AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. NÃO OBSTANTE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E AS DE REDE PÚBLICA, IDENTIFICAMOS SEMELHANÇAS ESTRUTURAIS NAS RELAÇÕES DE PODER, DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA ESCOLAR. O RELATO DA PESQUISA INICIA-SE COM A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO TEMA PELA PESQUISADORA. A SEGUIR, DISCUTE-SE O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, NO QUAL ESSE ESTUDO ESTÁ ANCORADO. FINALMENTE, PROCEDEMOS À ANÁLISE DA PRÁTICA COTIDIANA, TRATANDO-SE DE REVELAR OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA CONSOLIDAR, OU NÃO, AS RELAÇÕES DE PODER IMPLÍCITAS NA ESCOLA. AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PRETENDEM POSSIBILITAR DEBATES, PROMOVER REFLEXÕES E TOMADA DE CONSCIÊNCIA AINDA QUE A CONSCIÊNCIA COMO SABER JÁ ESTEJA ADQUIRIDA PELAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA COMO SUJEITO ESTEJA ADQUIRIDA E OCUPADA PELA BURGUESIA. ROMPER COM ESTE QUADRO, PASSA PELA COMPREENSÃO DAS TRAMAS E LIDES DIÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. |
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