Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FLEURI, Reinaldo Matias | pt_BR |
dc.contributor.author | FUGITA, Liliane Neppel | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:04Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:04Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/893 | |
dc.description | BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E ARQUIVO DO PPGE | pt_BR |
dc.description.abstract | POR MEIO DO PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEMOS UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES (PRÊMIOS E CASTIGOS) AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. NÃO OBSTANTE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E AS DE REDE PÚBLICA, IDENTIFICAMOS SEMELHANÇAS ESTRUTURAIS NAS RELAÇÕES DE PODER, DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA ESCOLAR. O RELATO DA PESQUISA INICIA-SE COM A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO TEMA PELA PESQUISADORA. A SEGUIR, DISCUTE-SE O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, NO QUAL ESSE ESTUDO ESTÁ ANCORADO. FINALMENTE, PROCEDEMOS À ANÁLISE DA PRÁTICA COTIDIANA, TRATANDO-SE DE REVELAR OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA CONSOLIDAR, OU NÃO, AS RELAÇÕES DE PODER IMPLÍCITAS NA ESCOLA. AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PRETENDEM POSSIBILITAR DEBATES, PROMOVER REFLEXÕES E TOMADA DE CONSCIÊNCIA AINDA QUE A CONSCIÊNCIA COMO SABER JÁ ESTEJA ADQUIRIDA PELAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA COMO SUJEITO ESTEJA ADQUIRIDA E OCUPADA PELA BURGUESIA. ROMPER COM ESTE QUADRO, PASSA PELA COMPREENSÃO DAS TRAMAS E LIDES DIÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 1193691 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÕES DE PODER | pt_BR |
dc.subject | PRÊMIOS E CASTIGOS | pt_BR |
dc.subject | COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | DAS ENTRANHAS AO ESTRANHAMENTO DAS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO ESCOLAR - QUESTIONANDO A OBVIEDADE DOS PRÊMIOS E CASTIGOS | pt_BR |