Repositorio Dspace

"PRÁ QUE USAR DE TANTA EDUCAÇÃO PARA DESTILAR TERCEIRAS INTENÇÕES?": JOVENS, CANÇÕES E ESCOLA EM QUESTÃO

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor PACHECO, Cecília Maria Goulart pt_BR
dc.contributor.author GILIO, Anésia Maria Da Costa pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:04Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:04Z
dc.date.issued 1999 pt_BR
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/892
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ pt_BR
dc.description.abstract INVESTIGA O QUE OS JOVENS EXPRESSAM A OUTROS JOVENS POR MEIO DA LINGUAGEM E QUE A ESCOLA, ENSURDECIDA POR INÚMERAS INTENÇÕES, PARECE NÃO ENTENDER. CARACTERIZA OS TEMAS ABORDADOS EM LETRAS DE MÚSICAS SELECIONADAS POR JOVENS, EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO- CULTURAL, COM BASE NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, DESVELANDO AS QUESTÕES QUE OS ESTÃO “OCUPANDO” E O MODO COMO OS TEMAS SÃO PROBLEMATIZADOS. UTILIZA UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 502 JOVENS DE 15 A 19 ANOS, CURSANDO O SEGUNDO GRAU, EM ESCOLAS REGULARES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. FORAM APURADOS 383 TÍTULOS, TOTALIZANDO 1081 CITAÇÕES DAS DUAS CANÇÕES PREFERIDAS POR ESSES JOVENS. AS DEZ CANÇÕES MAIS CITADAS FORAM ANALISADAS COM BASE NA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, DIVIDIDAS EM DUAS CATEGORIAS: O LIRISMO, O ROMANCE, A DOR DE AMOR, POR UM LADO, A DENÚNCIA, A TRAGÉDIA SOCIAL E A OPRESSÃO, POR OUTRO. CONCLUI QUE SE ESTAS DIFERENTES FACETAS DOS JOVENS NÃO APARECEM NA ESCOLA, TALVEZ PORQUE ELA NÃO TRABALHE PARA DEIXÁ-LAS EMERGIR: AS CONTRAPALAVRAS DOS JOVENS SÃO RESPOSTAS AO DISCURSO MUITA VEZES CRISTALIZADO DA ESCOLA. AS LETRAS DAS MÚSICAS COM QUE OS JOVENS SE IDENTIFICAM DIZEM QUE O JOVEM SE ARRISCA TANTO NO AMOR, QUANTO NA LUTA POLÍTICA, MAS ENTENDE A VIDA COMO CONTRADITÓRIA, DESIGUAL, INJUSTA E TAMBÉM BONITA. pt_BR
dc.format.extent 1458550 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE pt_BR
dc.subject RELAÇÃO ALUNO-ESCOLA pt_BR
dc.subject LINGUAGEM E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject DISCURSO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - culturas juvenis e escola pt_BR
dc.title "PRÁ QUE USAR DE TANTA EDUCAÇÃO PARA DESTILAR TERCEIRAS INTENÇÕES?": JOVENS, CANÇÕES E ESCOLA EM QUESTÃO pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto