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ÉTICA NO OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

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dc.contributor.advisor SOUZA, Maria Antônia De pt_BR
dc.contributor.author KOSSATZ, Mauriceia Gonçalves pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:01Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:01Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/871
dc.description SYDNEI ANTÔNIO RANGEL SANTOS pt_BR
dc.description.abstract TEMOS POR FINALIDADE NA PRESENTE DISSERTAÇÃO REFLETIR SOBRE A ÉTICA NA ATUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DA SUA DISCUSSÃO E PRÁTICA, NO ENSINO MÉDIO, ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS EM SALA DE AULA. APRESENTAMOS DUAS CONCEPÇÕES DISTINTAS DE ÉTICA: UMA LIBERAL DE ACORDO COM A FORMULAÇÃO KANTIANA E OUTRA CONCEPÇÃO DE ÉTICA NO CONTEXTO SOCIAL, A BUSCA INDIVIDUAL E COLETIVA DE FELICIDADE; AS REFLEXÕES DESTA CONCEPÇÃO TOMAM COMO BASE A PROPOSTA ARISTOTÉLICA DE FORMAÇÃO DE VIRTUDES ATRAVÉS DO HÁBITO, NA EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA UMA SOCIEDADE EM BUSCA DO BEM COMUM, OU SEJA, A FELICIDADE (EUDAIMONIA). MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE A ÉTICA NA ESCOLA. NO BRASIL, O CAPÍTULO DOS PCNS RELATIVO À ÉTICA SUBLINHA A NECESSIDADE DE A ESCOLA SE CONFIGURAR EM ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A MORALIDADE. POR MAIS QUE OS MANIFESTOS E DOCUMENTOS ELABORADOS PELOS EDUCADORES TENHAM O OBJETIVO DE FAZER DA EDUCAÇÃO ESCOLAR UM FUNDAMENTO SÓLIDO DE FORMAÇÃO DO CARÁTER, HAVERÁ SEMPRE HIATOS ENTRE AS INTENÇÕES E A REALIDADE VIVIDA POR PROFESSORES E ALUNOS. ISSO PORQUE A CAPACIDADE DE REFLEXÃO, O EXERCÍCIO DA CRÍTICA, A AUTONOMIA, A LIBERDADE DE ESCOLHA E OUTRAS QUALIDADES DESEJÁVEIS NÃO SE CONFIGURA EM AQUISIÇÕES INALIENÁVEIS DO INDIVÍDUO. NESSE CONTEXTO, OS OBJETIVOS DA NOSSA PESQUISA FORAM IDENTIFICAR O ENTENDIMENTO QUE OS PROFESSORES E ALUNOS ATRIBUEM À ÉTICA, À LIBERDADE, À JUSTIÇA E AO RESPEITO MÚTUO PARA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA; ANALISAR, BREVEMENTE, COMO A ÉTICA ESTÁ INSERIDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL; VERIFICAR COMO OS PROFESSORES DEFINEM AS RELAÇÕES DE SALA DE AULA, TENDO COMO EIXO NORTEADOR A EDUCAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIFICAR OS PONTOS DE CONVERGÊNCIA E DE DIVERGÊNCIA NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO À ÉTICA. O FOCO PRINCIPAL DA NOSSA REFLEXÃO ESTÁ PARA AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER VIRTUDES E, CONSEQÜENTEMENTE, POSTURAS ÉTICAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE GERAÇÕES E EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO OU NA EDUCAÇÃO INFORMAL COM O OBJETIVO DE INTERFERIR POSITIVAMENTE NAS RELAÇÕES SOCIAIS. EM SALA DE AULA A CONVIVÊNCIA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE FAZ ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ELES E QUE ESTA PROPICIA ENRIQUECIMENTO E OBTENÇÃO DE ÊXITO. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject SALA DE AULA pt_BR
dc.subject ÉTICA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title ÉTICA NO OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO pt_BR


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