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A CULTURA JOVEM E AS SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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dc.contributor.advisor SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos pt_BR
dc.contributor.author GÖEDERT, Rosicler Terezinha pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:00Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:00Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/870
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPR pt_BR
dc.description.abstract A INTENÇÃO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI PROBLEMATIZAR COMO SE ESTABELECE A PRESENÇA DE DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS JUVENIS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DETERMINADO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. FORAM OBSERVADAS AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONJUNTO COM AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ/BR. A INVESTIGAÇÃO TRATOU DO SIGNIFICADO DA CULTURA JOVEM NA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR. BUSCOU A COMPREENSÃO DA JUVENTUDE ENQUANTO CATEGORIA SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL, OBSERVANDO AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO SUJEITO JOVEM ESCOLAR (EDWARDS, 1997, CHARLOT, 2000) E O RECONHECIMENTO DE SUA CONDIÇÃO DE JOVEM (BOURDIEU,1980,MARGULIS,2000) FRENTE ÀS PRÁTICAS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA (FERNÁNDEZ CUESTA,1998). PARA TAL, UTILIZOU-SE DA ANÁLISE DO MATERIAL EMPÍRICO PRODUZIDO NAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES, ENTREVISTAS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS, O QUE CONFIGUROU EM UM ESTUDO DE CASO, COM CARACTERÍSTICAS ETNOGRÁFICAS. OLHOU-SE PARA A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DA EXPERIÊNCIA, A MODA DE DUBET (1994), O QUE PERMITIU VERIFICAR DE QUE MANEIRA ESTE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA SOCIAL DESENVOLVEU DETERMINADAS AÇÕES E PÕE EM PRÁTICA CERTAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS COM A CULTURA JUVENIL, NO CASO, A CONDIÇÃO QUE A JUVENTUDE VIVE A SUA CULTURA VIA PRÁTICA ESPORTIVA, ESPECIFICAMENTE O FUTEBOL, E A RECEPTIVIDADE QUE OS DOCENTES E A PRÓPRIA CULTURA DA ESCOLA TÊM COM ESTE FENÔMENO, CARACTERIZADO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, COMO UM DOS ELEMENTOS FORJADORES DAS POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE E TAMBÉM CONSTITUTIVO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.CONSTATA-SE QUE HÁ UMA IDENTIFICAÇÃO E NÃO UMA IDENTIDADE ENTRE OS SABERES ESCOLARES E A CULTURA JUVENIL, A QUAL É ASSUMIDA COMO NATURAL PELOS SUJEITOS ESCOLARES PRODUZINDO DETERMINADAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CUJOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS GERAM E MOVIMENTAM A CULTURA DA ESCOLA, REPRODUZINDO CERTOS MECANISMOS PRÓPRIOS DE UMA CERTA CULTURA POLÍTICA. pt_BR
dc.format.extent 808932 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ pt_BR
dc.subject CULTURA JUVENIL pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR
dc.subject ESCOLARIZAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A CULTURA JOVEM E AS SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR pt_BR


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