Abstract:
ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS VIVÊNCIAS DE PAZ NO MEIO ESCOLAR, IDENTIFICANDO AS CONDIÇÕES PARA QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS POSSAM BUSCAR O DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS DE PAZ. ASSIM SENDO, FOI CONSTRUÍDO O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: COMO É VIVENCIADA A PAZ NO MEIO ESCOLAR? A DISSERTAÇÃO ESTÁ ESTRUTURADA EM DOIS CAPÍTULOS: I - METODOLOGIA E II - DAS VIVÊNCIAS DE PAZ NA ESCOLA. NO PRIMEIRO CAPÍTULO É REALIZADO UM ESTUDO CRÍTICO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SÃO SITUADOS METODOLOGICAMENTE OS ESTUDOS DE PAZ E, CONSEQÜENTEMENTE, ESTA PESQUISA E SUAS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES; NO SEGUNDO CAPÍTULO É ESTABELECIDO UM DIÁLOGO ENTRE OS DADOS EMERGIDOS DA PESQUISA E OS DADOS DA LITERATURA ESPECÍFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CUNHO QUALITATIVO COM ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA, SEGUINDO DIRETRIZES PROPOSTAS POR AMEDEO GIORGI (GIORGI, 2001). FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OITO PESSOAS, INTEGRANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA, ESCOLHIDAS INTENCIONALMENTE E CONTEMPLANDO ALUNOS, PROFESSORES, PAIS, EQUIPE DIRETIVA E AUXILIARES DE ENSINO. COM RELAÇÃO AO FENÔMENO PAZ, HÁ UMA COMPLEXIDADE DE CONCEITOS QUE SE REFEREM AO MESMO, MANIFESTAÇÃO DO PLURALISMO DA HUMANIDADE. NÃO HÁ UM PLANEJAMENTO ARTICULADO NA ESCOLA PARA QUE VIVÊNCIAS DE PAZ POSSAM OCORRER, MAS SUA IMPORTÂNCIA É RECONHECIDA. EM TERMOS DE VIVÊNCIA (ERLEBNISSE) NA ESCOLA, PAZ E VIOLÊNCIA ANDAM JUNTAS. AS AÇÕES PARA PAZ NA ESCOLA SÃO PREDOMINANTEMENTE INDIVIDUAIS, E HÁ PREOCUPAÇÃO EM REPRIMIR A VIOLÊNCIA E PROPORCIONAR SEGURANÇA. NÃO HÁ UM CONSENSO SOBRE COMO, MAS QUE É POSSÍVEL CONSTRUIR PAZ. A RESOLUÇÃO NÃO-VIOLENTA DE CONFLITOS, NA EDUCAÇÃO PARA A PAZ, É POUCO EXPLORADA. É RECONHECIDA A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO E DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO PARA A PAZ. NA ESCOLA ESTÃO PRESENTES TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO E PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ, MAS É PRECISO DIFUNDIR O CONHECIMENTO SOBRE A PAZ COMO CIÊNCIA COM MÉTODO PRÓPRIO. PROPÕE-SE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. CONCLUINDO, ESTE ESTUDO MOSTROU COMO É VIVENCIADA A PAZ NA ESCOLA, O POTENCIAL DE SIGNIFICAÇÃO DAS VIVÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DE CULTURAS DE PAZ.