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PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLA

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dc.contributor.advisor GONÇALVES, Eustáquia Salvadora De Sousa; Luiz Alberto Oliveira pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Fabrine Leonardo pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:56Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:56Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/843
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO CENTRAL DESSE TRABALHO É ESTUDAR AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMA COMO SÃO PRODUZIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS MESES DE AGOSTO E NOVEMBRO DE 2002. A COLETA DOS DADOS ENVOLVEU A COMBINAÇÃO ENTRE A OBSERVAÇÃO DIRETA, EM CAMPO E EM TEMPO PRESENTE, A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO DIÁRIO DE CLASSE, REGULAMENTOS DOS JOGOS ESTUDANTIS DE BELO HORIZONTE E O CADERNO DE PLANEJAMENTO DA PROFESSORA. AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO OBSERVADAS FORAM AQUELAS PASSÍVEIS DE SEREM REPETIDAS E QUE APRESENTASSEM UMA CERTA TEMPORALIDADE, UMA REGULARIDADE CAPAZ DE NOS PERMITIR REGISTRAR AS INTERAÇÕES NELA CONTIDAS PARA QUE ABSORVÊSSEMOS OS SIGNIFICADOS E AS INTENÇÕES CONSTRUÍDAS; ALÉM DISSO, ERAM PRÁTICAS SOBRE AS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS PUDESSEM DIZER ALGO SOBRE ELAS. A PESQUISA NOS MOSTROU QUE, AO LADO DOS ESFORÇOS COM VISTAS A PROMOVER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUMAS DAQUELAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO, ENCONTRAMOS A MANIFESTAÇÃO DE MUITAS DELAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE INCORPORÁ-LAS À CULTURA ESCOLAR (FORQUIN, 1993) NO RECREIO E NO TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL. CONTRADIZENDO O QUE DIZEM ALGUNS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, AS MODALIDADES ESPORTIVAS APESAR DE TEREM SE DESTACADO, NÃO APARECERAM DE MANEIRA HOMOGÊNEAS NA ESCOLA. PROFESSORES E ALUNOS RECRIARAM OS ESPAÇOS E AS REGRAS PARA SUA REALIZAÇÃO; REFORÇARAM VALORES DE EXCLUSÃO, DE RIVALIDADE, MAS TAMBÉM ORIENTAM SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DA ALEGRIA E DO COMPANHEIRISMO. pt_BR
dc.format.extent 700817 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject PRATICAS CORPORAIS pt_BR
dc.subject MOVIMENTO pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLA pt_BR


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