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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Eustáquia Salvadora De Sousa; Luiz Alberto Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Fabrine Leonardo | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:56Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:56Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/843 | |
dc.description | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETIVO CENTRAL DESSE TRABALHO É ESTUDAR AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMA COMO SÃO PRODUZIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS MESES DE AGOSTO E NOVEMBRO DE 2002. A COLETA DOS DADOS ENVOLVEU A COMBINAÇÃO ENTRE A OBSERVAÇÃO DIRETA, EM CAMPO E EM TEMPO PRESENTE, A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO DIÁRIO DE CLASSE, REGULAMENTOS DOS JOGOS ESTUDANTIS DE BELO HORIZONTE E O CADERNO DE PLANEJAMENTO DA PROFESSORA. AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO OBSERVADAS FORAM AQUELAS PASSÍVEIS DE SEREM REPETIDAS E QUE APRESENTASSEM UMA CERTA TEMPORALIDADE, UMA REGULARIDADE CAPAZ DE NOS PERMITIR REGISTRAR AS INTERAÇÕES NELA CONTIDAS PARA QUE ABSORVÊSSEMOS OS SIGNIFICADOS E AS INTENÇÕES CONSTRUÍDAS; ALÉM DISSO, ERAM PRÁTICAS SOBRE AS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS PUDESSEM DIZER ALGO SOBRE ELAS. A PESQUISA NOS MOSTROU QUE, AO LADO DOS ESFORÇOS COM VISTAS A PROMOVER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUMAS DAQUELAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO, ENCONTRAMOS A MANIFESTAÇÃO DE MUITAS DELAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE INCORPORÁ-LAS À CULTURA ESCOLAR (FORQUIN, 1993) NO RECREIO E NO TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL. CONTRADIZENDO O QUE DIZEM ALGUNS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, AS MODALIDADES ESPORTIVAS APESAR DE TEREM SE DESTACADO, NÃO APARECERAM DE MANEIRA HOMOGÊNEAS NA ESCOLA. PROFESSORES E ALUNOS RECRIARAM OS ESPAÇOS E AS REGRAS PARA SUA REALIZAÇÃO; REFORÇARAM VALORES DE EXCLUSÃO, DE RIVALIDADE, MAS TAMBÉM ORIENTAM SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DA ALEGRIA E DO COMPANHEIRISMO. | pt_BR |
dc.format.extent | 700817 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | PRATICAS CORPORAIS | pt_BR |
dc.subject | MOVIMENTO | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLA | pt_BR |