Abstract:
ESTE ESTUDO DISCUTE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUGUSTO MONTENEGRO, A QUAL ESTÁ SITUADA NA CIDADE DE BELÉM-PA. A PARTIR DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE DADOS COLETADOS NA PESQUISA EMPÍRICA, BUSCOU-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS TIPOS DE VIOLÊNCIA PERCEPÇÃO QUE OS ALUNOS TEM ACERCA DESSE FENÔMENO, SEM, NO ENTANTO DEIXAR DE PRIVILEGIAR OS DEMAIS SUJEITOS DA PESQUISA, DOCUMENTOS E PROFISSIONAIS ADMINISTRATIVOS. VERIFICOU-SE QUE, A DESPEITO DAS NOTICIAS VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, A MAIOR PARTE DA VIOLÊNCIA IDENTIFICADA NESSA ESCOLA ESTÁ RELACIONADA A UM CONJUNTO EXTREMAMENTE DIVERSO DE ?PEQUENAS VIOLÊNCIAS? QUE, VEM AUMENTANDO QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE, EXPRESSAS PRINCIPALMENTE PELO DESRESPEITO, PELAS AMEAÇAS E PELAS AGRESSÕES VERBAIS. A VIOLÊNCIA NESSA ESCOLA TEM PROVOCADO O EXACERBAMENTO DOS CONFLITOS PRÓPRIOS DA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, ALUNO-DIRETOR, DIFICULTANDO, ASSIM, O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPEDINDO QUE A ESCOLA CONTINUE SENDO UM ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO CAPAZ DE COMBATER A VIOLÊNCIA E, CONSEQÜENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, HUMANA E SOLIDÁRIA.