Abstract:
A PESQUISA TRATA DO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PROCURAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DE MODO A IDENTIFICAR, NESSAS PRÁTICAS, RELAÇÕES DE PODER QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS ESCOLARES E NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DE FORMA GERAL. CONSIDERANDO AS ANÁLISES E ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DISCUTIMOS O PODER DISCIPLINAR, COMO PRODUTOR DE SABER, NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DESTACANDO A CONDUTA DA RESISTÊNCIA, COMO MANIFESTAÇÃO DE PODER NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ADOTANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA COM UMA APROXIMAÇÃO FENOMENOLÓGICA E FAZENDO UMA LEITURA ETNOGRÁFICA DO CAMPO DE PESQUISA, PARTICIPAMOS DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NA SALA DE AULA, PROCURANDO APREENDER E COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES QUE ESTES SUJEITOS, COMO PROTAGONISTAS DE PODER, ATRIBUÍAM À SUA VIDA, AO SEU COTIDIANO, ÀS SUAS PRÁTICAS, AO SEU MUNDO. A ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE ESTES ELEMENTOS SÃO PERMEADOS DE PODER QUE DISCIPLINA TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES QUE, EM SEU COTIDIANO, NÃO PERCEBEM E NÃO REFLETEM SOBRE A INTERFERÊNCIA E EFEITO DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER, DE FORMA POSITIVA E NEGATIVA, NO CURSO DE SUAS VIDAS PESSOAL E PROFISSIONAL.