DSpace Repository

POR QUE ESCOLAS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES APRESENTAM RESULTADOS TÃO DIFERENTES

Show simple item record

dc.contributor.advisor SOARES, Jose Francisco pt_BR
dc.contributor.author RESENDE, Maria Augusta Monteiro De pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:55Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:55Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/835
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO SE INSERE NA LINHA DE PESQUISA CONHECIDA COM ESCOLA EFICAZ E É UM ESFORÇO PARA ENTENDER AS ESPECIFICIDADES DE TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS QUE APRESENTARAM UM BOM INDICADOR DE DESEMPENHO - NÚMERO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE CANDIDATARAM AO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG. A DIFERENÇA ENTRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS É EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES TAIS COMO, VARIÁVEIS PESSOAIS, FAMILIARES, SOCIAIS E ESCOLARES. NO ENTANTO, PESQUISAS SOBRE OS FATORES INTERNOS DAS ESCOLAS QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO DOS ALUNOS REFORÇAM A CRENÇA QUE A ESCOLA FAZ DIFERENÇA, PRINCIPALMENTE PARA OS GRUPOS SOCIAIS MENOS FAVORECIDOS. AS TRÊS ESCOLAS SE DISTINGUIRAM EM ESTUDOS ESTATÍSTICOS QUE ESTIMAM O EFEITO DAS ESCOLAS NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA TEORIA DO VALOR AGREGADO. A INCLUSÃO DE APENAS TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO, CUJOS ALUNOS APRESENTARAM BOM DESEMPENHO, DESPERTOU A CURIOSIDADE E MOTIVOU O INTERESSE PARA ESTUDÁ-LAS. POR QUE ESCOLAS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES APRESENTAM RESULTADOS TÃO DIFERENTES ESTA FOI A QUESTÃO QUE DIRECIONOU O ESTUDO. O TRABALHO FOI PLANEJADO COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DESSA LINHA DE PESQUISA, ESCOLA EFICAZ , QUE BUSCA COMPREENDER PORQUE ESCOLAS COM CONDIÇÕES DE TRABALHO SEMELHANTES PRODUZEM RESULTADOS MUITO DIFERENTES E PORQUE EXISTEM TANTAS DIFERENÇAS ENTRE TURMAS DA MESMA ESCOLA, O QUE ACONTECE DENTRO DA SALA DE AULA OU DENTRO DA ESCOLA QUE PRODUZ MELHORIA NO DESEMPENHO DO ALUNO. A ESCOLA EFICAZ É AQUELA QUE TEM CONTROLE SOBRE OS FATORES INTERNOS QUE CONTRIBUEM PARA SUA EXCELÊNCIA, NA FORMA DE SUAS POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AQUELA CUJOS ALUNOS, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, TÊM UM DESEMPENHO ACIMA DO ESPERADO, QUE AGREGAM MAIS VALOR À EDUCAÇÃO DO ALUNO PELO SEU TRABALHO A PESQUISA INCLUIU VISITA ÀS ESCOLAS, COM PERMANÊNCIA DE 2 DIAS EM CADA UMA. NESTA OCASIÃO, OS DIRETORES, ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO, PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE LÍNGUA PORTUGUESA E ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO FORAM ENTREVISTADOS, A DINÂMICA DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA OBSERVADA E DELINEADO QUAL É SUA REPUTAÇÃO NAS COMUNIDADES NAS QUAIS ESTÃO INSERIDAS. AS CONCLUSÕES APRESENTADAS AO FINAL INDICAM QUE ESSAS ESCOLAS NÃO FAZEM NADA DE EXTRAORDINÁRIO, NADA QUE NÃO SEJA POSSÍVEL A TODAS AS OUTRAS ESCOLAS ESTADUAIS REALIZAREM. NA BUSCA POR INDICADORES DE EXCELÊNCIA DAS ESCOLAS, DEPARAMOS COM DADOS QUE MOSTRAM QUE AS ESCOLAS SÃO BOAS PARA ALGUNS ALUNOS, AQUELES DE NÍVEL DE PADRÃO DE VIDA MAIS ELEVADO, QUE PROVAVELMENTE SÃO OS QUE ESTÃO PREPARADOS PARA ENFRENTAR O VESTIBULAR DA UFMG. ENTRETANTO, É NECESSÁRIO RECONHECER O MÉRITO DE SEU TRABALHO, UMA VEZ QUE AS OUTRAS 1647 ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO NÃO APRESENTAM O MESMO RESULTADO. pt_BR
dc.format.extent 4091641 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject DESEMPENHO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title POR QUE ESCOLAS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES APRESENTAM RESULTADOS TÃO DIFERENTES pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context