dc.contributor.advisor |
JÚNIOR, José Policarpo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
TREVAS, Juliana Torres Y Plá |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
PE |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:36:55Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:36:55Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834 |
|
dc.description |
BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o papel formativo da educação e o processo de individuação. Para isso, considera-se como indivíduo o ser que é capaz de se posicionar no mundo de acordo com suas próprias concepções, tornando-se senhor de si, além de se auto-realizar no mundo em que habita. Para se verificar a relação atualmente existente entre educação e individuação, analisaram-se possíveis tendências subjetivas quanto ao sentido da educação e de ser indivíduo, entrevistando-se com esse fim alunos do ensino médio de uma escola privada da cidade do Recife, fazendo-se aplicação de questionários com escalas de opinião e atitude e de entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que a concepção de educação dos alunos reflete uma postura pragmática, que valoriza a utilização imediata da educação, relacionando-a como uma etapa importante para um melhor posicionamento social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
421746 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
INDIVIDUO |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
FORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos |
pt_BR |
dc.title |
O Indivíduo e a Função Educativa da Escola: Uma Análise de Tendências Subjetivas em Alunos do Ensino Médio |
pt_BR |