Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | JÚNIOR, José Policarpo | pt_BR |
dc.contributor.author | TREVAS, Juliana Torres Y Plá | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:55Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:55Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834 | |
dc.description | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o papel formativo da educação e o processo de individuação. Para isso, considera-se como indivíduo o ser que é capaz de se posicionar no mundo de acordo com suas próprias concepções, tornando-se senhor de si, além de se auto-realizar no mundo em que habita. Para se verificar a relação atualmente existente entre educação e individuação, analisaram-se possíveis tendências subjetivas quanto ao sentido da educação e de ser indivíduo, entrevistando-se com esse fim alunos do ensino médio de uma escola privada da cidade do Recife, fazendo-se aplicação de questionários com escalas de opinião e atitude e de entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que a concepção de educação dos alunos reflete uma postura pragmática, que valoriza a utilização imediata da educação, relacionando-a como uma etapa importante para um melhor posicionamento social. | pt_BR |
dc.format.extent | 421746 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | INDIVIDUO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | O Indivíduo e a Função Educativa da Escola: Uma Análise de Tendências Subjetivas em Alunos do Ensino Médio | pt_BR |