Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | BERTAN, Levino | pt_BR |
dc.contributor.author | MAGRO, Adriana Rosely | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:54Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:54Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/829 | |
dc.description | REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESTE | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REVELAR A QUESTÃO ESTÉTICA NO COTIDIANO DOS AMBIENTES EDUCACIONAIS NÃO FORMAIS E SEU VALOR EDUCACIONAL. DESSA FORMA, CONFIRO À ESTÉTICA UM CARÁTER FACILITADOR QUE PODE NOS AJUDAR A COMPREENDER E A INTERPRETAR O PASSADO, A REALIDADE PRESENTE E A NÓS MESMOS EM PROCESSO DE AUTO REFLEXÃO. PARA ANÁLISE DA QUESTÃO, TOMEI COMO BASE ADOLESCENTES ENTRE 11 E 16 ANOS QUE FREQÜENTAM A ESCOLA FORMAL E, NO CONTRA-TURNO ESCOLAR PARTICIPAM DE UM GRUPO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. NO TRABALHO SOLICITEI QUE ELES FOTOGRAFASSEM O QUE VIAM DE BELO EM SEUS LARES, EM SEU COTIDIANO. NÃO SE TRATA DE UMA BELEZA VAGA INALCANÇÁVEL, MAS DE ENCONTRÁ-LA NO DIA-A-DIA, IMPRIMIR NOS OBJETOS QUE O CERCAM ESTE SENTIDO E ASSIM REGISTRÁ-LOS. O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FORAM AS RELAÇÕES DE BELEZA ENCONTRADAS NA VIDA DIÁRIA DESSES ADOLESCENTES. NAS IMAGENS FEITAS, OBSERVEI QUE O BELO PARA ELES ESTÁ LIGADO AO COTIDIANO E ÀS LEMBRANÇAS DO SOCIAL. HÁ SEMPRE UMA REFERÊNCIA SENTIMENTAL DE BELEZA EM RELAÇÃO A SI MESMOS, A OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA E AOS OBJETOS ÚTEIS. ASSIM ELES TRAZEM QUINTAIS, SALAS, ARMÁRIOS DE COZINHA, PAREDES, PLANTAS EM VASOS, FLORES NATURAIS E ARTIFICIAIS, CÃES, GATOS, PORCOS, BOIS, PASSARINHOS, TELEVISORES, COMPUTADORES, LATINHAS, LUNETA, BÍBLIA, LIVROS, ÁRVORES, DESEJOS, LEMBRANÇAS, SEGURANÇA, ENFIM, O MUNDO CHAMADO ?SUA CASA? E A VISÃO DA JANELA PARA FORA DELA. AS ARTES TÊM A CAPACIDADE DE TRABALHAR ESSE OLHAR PENSANTE, DE ATUAR COM TODOS OS QUE DELAS SE UTILIZAM, NUMA DIREÇÃO DE APROFUNDAMENTO, DE APRENDIZADO, DE CRÍTICA E DE CONTEMPLAÇÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1313948 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA | pt_BR |
dc.subject | ARTES | pt_BR |
dc.subject | ESTÉTICA | pt_BR |
dc.subject | AMBIENTE ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | ESTÉTICA NO COTIDIANO EDUCACIONAL: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM ADOLESCENTES | pt_BR |