dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO SE PREOCUPA COM A REALIDADE SOCIAL DO ENSINO MÉDIO NOTURNO NO BRASIL, CONSIDERANDO SEGUNDO OS DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, A GRANDEZA QUANTITATIVA DAS MATRÍCULAS NESTE NÍVEL DE ENSINO. NO ENTANTO, ESTA REALIDADE É EMUDECIDA DESDE O SENSO COMUM ATÉ AS POLÍTICAS PÚBLICAS. A PRIMEIRA EXPRESSÃO DESTE EMUDECIMENTO FOI FLAGRADA NA DIFICULDADE ENCONTRADA NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA DIANTE DA QUASE INEXISTÊNCIA DE DADOS OFICIAIS. AO RESGATARMOS A HISTÓRIA DO ENSINO NOTURNO NO BRASIL, PODEMOS VISUALIZAR QUE ESTE ENSINO OFERECIDO HOJE, VISTO NOS DADOS ESTATÍSTICOS E NO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAISS, REFLETE O QUE TEM SIDO AO LONGO DE NOSSA HISTÓRIA A ESCOLA NOTURNA, UM ESPAÇO QUE NÃO LEVA EM CONTA A CONDIÇÃO DO SEU ESTUDANTE. O ENSINO MÉDIO NOTURNO, OBJETO DE NOSSO ESTUDO, TEM SE CONSTITUÍDO NO ESPAÇO DE NEGAÇÃO DOS SABERES DOS SUJEITOS QUE O FREQÜENTA. PARA TENTARMOS REVERTER ESSE QUADRO DE SILENCIAMENTO, VEMOS A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICARMOS O SIGNIFICADO DE ESTAR NA ESCOLA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, VISTO QUE ESTES TÊM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ESCOLA. ESTE TRABALHO TEM COMO HORIZONTE A ESPERANÇA DE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO ESCOLAR QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS ANSEIOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, PARA QUE ESTES SINTAM-SE CONTEMPLADOS NO CONTEXTO ESCOLAR, E QUE VERDADEIRAMENTE SEJA UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA INSERÇÃO SOCIAL. |
pt_BR |