Repositorio Dspace

DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZAÇÃO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DOS JOVENS DAS CAMADAS POPULARES

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor CANDAU, Vera Maria Ferrão pt_BR
dc.contributor.author MARTINEZ, Maria Elena pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:53Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:53Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/825
dc.description DBD CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS FORMAS DE SOCIABILIDADE DE UM CONJUNTO DE JOVENS, ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS DA ARGENTINA. RESUME AS PRINCIPAIS QUESTÕES AO REDOR DO TEMA DOS JOVENS, SUAS PRÁTICAS CULTURAIS E A RELAÇÃO COM A ESCOLA SURGIDAS DE PESQUISAS FEITAS NA ARGENTINA E NA AMÉRICA LATINA DURANTE A ÚLTIMA DÉCADA. ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, EXAMINA O IMPACTO SOCIAL DAS MUDANÇAS EM RELAÇÃO ÀS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E AOS GRUPOS DE PARES, NA PERSPECTIVA DOS TRABALHOS DE PIERRE BOURDIEU E BERNARD LAHIRE. JUNTO ISSO, CONSIDERA O LUGAR DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONFIGURAÇÃO DAS NOVAS JUVENTUDES DAS CAMADAS POPULARES, UM FENÔMENO EMERGENTE QUE TEM CADA VEZ MAIS INCIDÊNCIA. A ANÁLISE TEVE COMO FINALIDADE COMPREENDER O CONJUNTO DE DISPOSIÇÕES VINCULADAS ÀS FORMAS DE SOCIABILIDADE QUE PODEM EXPLICAR, EM PARTE, A PERMANÊNCIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS NA TENTATIVA DE ESCAPAR DA DESFILIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. UMA CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA É MOSTRAR UM REPERTORIO DE DISPOSIÇÕES QUE LIGAM A SOCIABILIDADE À ESCOLARIDADE E OUTRAS QUE, FORMANDO PARTE IMPORTANTE DA VIDA DOS JOVENS, NÃO SÃO RECONHECIDAS NEM PELAS POLÍTICAS NEM PELAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ESSAS ÚLTIMAS PODEM SER PISTAS PARA PENSAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO QUE VISEM FAVORECER A FINALIZAÇÃO DOS ESTUDOS NAS CAMADAS POPULARES AO MESMO TEMPO EM QUE UMA EDUCAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA E RECONHECIMENTO PARA OS NOVOS JOVENS. pt_BR
dc.format.extent 1873694 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject SOCIABILIDADE E ESCOLARIZAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZAÇÃO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DOS JOVENS DAS CAMADAS POPULARES pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto