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A CULTURA DA REPETÊNCIA EM ESCOLAS CARIOCAS

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dc.contributor.advisor RIBEIRO, Yvonne Maggie De Leers Costa pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Maria De Lourdes Sa Earp De Mello E pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:52Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:52Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier ANTROPOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/820
dc.description IFCS, SIBI pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE TEM O OBJETIVO DE ESTUDAR A REPETÊNCIA, PRINCIPAL IMPEDIMENTO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DA CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL, ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, UMA MUNICIPAL E OUTRA ESTADUAL. NA ESCOLA BRASILEIRA, O ALUNO QUE NÃO APRENDEU DEVE SER PUNIDO COM A REPROVAÇÃO, QUE SE NATURALIZOU COMO O PRINCIPAL RECURSO PARA ENSINAR. SEGUNDO ESSA CULTURA O PROFESSOR NÃO SE VÊ RESPONSÁVEL PELO APRENDIZADO E PROMOÇÃO DOS ALUNOS BEM COMO NÃO CONCEBE SUA PRÁTICA SEM A REPROVAÇÃO. A PESQUISA EM SALAS DE AULA REVELOU COMO A CULTURA DA REPETÊNCIA SE REPRODUZ NA PRÓPRIA ESTRUTURA DE AULA, NA MEDIDA EM QUE O PROFESSOR NÃO ENSINA A TODOS OS ALUNOS. A SALA DE AULA PODE SER DESCRITA PELA METÁFORA "CENTRO E PERIFERIA", QUE DEFINE ONDE FICAM OS ALUNOS QUE SÃO ENSINADOS E OS OUTROS. AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES JUSTIFICAM A ESTRUTURA "CENTRO-PERIFERIA". PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO, DESCRITA POR BOURDIEU, A SALA DE AULA TEM UMA ESTRUTURA PRÓPRIA. AS HISTÓRIAS DOS ALUNOS OS DEFINEM SOCIALMENTE, DEMONSTRANDO QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE ALUNOS NO "CENTRO". OS PRIMEIROS, CONFORME A TEORIA DA REPRODUÇÃO, SÃO ALUNOS CUJAS CONDIÇÕES EXTRAS ESCOLARES CONTRIBUÍRAM PARA SEU LUGAR PRIVILEGIADO NA SALA DE AULA. OS SEGUNDOS, CONFORME ESTE ESTUDO DEMONSTROU, SÃO ALUNOS COM CONDIÇÕES SOCIAIS MENOS PRIVILEGIADAS. DE ACORDO COM O "EFEITO PIGMALIÃO", TAIS ALUNOS FORAM ESCOLHIDOS PARA SEREM ENSINADOS PELO PROFESSOR. O RITUAL DA SALA DE AULA É LEGITIMADO PELO JULGAMENTO FEITO NOS CONSELHOS DE CLASSE, ONDE OS PROFESSORES ATRIBUEM VALORES MORAIS AO JUÍZO ESCOLAR. pt_BR
dc.format.extent 1672010 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject CULTURA pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject PROFESSORES pt_BR
dc.subject REPETÊNCIA pt_BR
dc.subject SALA DE AULA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title A CULTURA DA REPETÊNCIA EM ESCOLAS CARIOCAS pt_BR


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