dc.contributor.advisor |
BZUNECK, José Aloyseo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
BARBOSA, Andréa Haddad |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
PR |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:36:52Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:36:52Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/817 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A TEORIA E AS PESQUISAS TÊM RESSALTADO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE SOCIAL DE SALA DE AULA NA MOTIVAÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO COM SUAS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL PROPORCIONADO POR PROFESSORES E COLEGAS. DUAS ABORDAGENS TEÓRICAS FORAM USADAS, A SABER, A TEORIA DE METAS DE REALIZAÇÃO E O SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOTSKY. PARTICIPARAM DO ESTUDO 320 ESTUDANTES, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTO-RELATO EM ESCALA LIKERT. AS QUESTÕES RELACIONAVAM-SE ÀS METAS DE REALIZAÇÃO APRENDER E EVITAÇÃO DO TRABALHO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, POR PARTE DOS COLEGAS, ACOLHIMENTO E AJUDA. COMO RESULTADOS FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES POSITIVAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A ORIENTAÇÃO À META DE REALIZAÇÃO APRENDER E AS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, EM MENOR GRAU, ENTRE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER E AJUDA E ACOLHIMENTO POR PARTE DOS COLEGAS. EM CONTRASTE, A ORIENTAÇÃO À META EVITAÇÃO DO TRABALHO APARECEU NEGATIVAMENTE RELACIONADA COM AQUELAS MESMAS VARIÁVEIS. AS ANÁLISES DE REGRESSÃO MOSTRARAM QUE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER É PREDITA PELAS PERCEPÇÕES DO APOIO DO PROFESSOR. PREDIÇÕES NEGATIVAS FORAM ENCONTRADAS NO CASO DA ORIENTAÇÃO A META EVITAÇÃO DO TRABALHO COMO VARIÁVEL DEPENDENTE. ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS SURGIRAM ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DAS IDÉIAS DO SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOSTSKY NOS ESTUDOS QUE VISAM COMPREENDER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO COM AS METAS DE REALIZAÇÃO. ALÉM DISSO, DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES. |
pt_BR |
dc.format.extent |
759482 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
pt_BR |
dc.subject |
MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES |
pt_BR |
dc.subject |
SOCIOCONSTRUTIVISMO |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.title |
A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA |
pt_BR |