DSpace/Manakin Repository

A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor BZUNECK, José Aloyseo pt_BR
dc.contributor.author BARBOSA, Andréa Haddad pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:52Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:52Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/817
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL pt_BR
dc.description.abstract A TEORIA E AS PESQUISAS TÊM RESSALTADO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE SOCIAL DE SALA DE AULA NA MOTIVAÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO COM SUAS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL PROPORCIONADO POR PROFESSORES E COLEGAS. DUAS ABORDAGENS TEÓRICAS FORAM USADAS, A SABER, A TEORIA DE METAS DE REALIZAÇÃO E O SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOTSKY. PARTICIPARAM DO ESTUDO 320 ESTUDANTES, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTO-RELATO EM ESCALA LIKERT. AS QUESTÕES RELACIONAVAM-SE ÀS METAS DE REALIZAÇÃO APRENDER E EVITAÇÃO DO TRABALHO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, POR PARTE DOS COLEGAS, ACOLHIMENTO E AJUDA. COMO RESULTADOS FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES POSITIVAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A ORIENTAÇÃO À META DE REALIZAÇÃO APRENDER E AS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, EM MENOR GRAU, ENTRE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER E AJUDA E ACOLHIMENTO POR PARTE DOS COLEGAS. EM CONTRASTE, A ORIENTAÇÃO À META EVITAÇÃO DO TRABALHO APARECEU NEGATIVAMENTE RELACIONADA COM AQUELAS MESMAS VARIÁVEIS. AS ANÁLISES DE REGRESSÃO MOSTRARAM QUE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER É PREDITA PELAS PERCEPÇÕES DO APOIO DO PROFESSOR. PREDIÇÕES NEGATIVAS FORAM ENCONTRADAS NO CASO DA ORIENTAÇÃO A META EVITAÇÃO DO TRABALHO COMO VARIÁVEL DEPENDENTE. ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS SURGIRAM ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DAS IDÉIAS DO SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOSTSKY NOS ESTUDOS QUE VISAM COMPREENDER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO COM AS METAS DE REALIZAÇÃO. ALÉM DISSO, DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES. pt_BR
dc.format.extent 759482 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA pt_BR
dc.subject MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES pt_BR
dc.subject SOCIOCONSTRUTIVISMO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar pt_BR
dc.title A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto