DSpace/Manakin Repository

SENTIDO E SIGNIFICADO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA O ALUNO DE 8ª SÉRIE

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor AGUIAR, Wanda Maria Junqueira De pt_BR
dc.contributor.author MALAVOLTA, Letícia Zavitoski pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:50Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:50Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/809
dc.description PUCSP pt_BR
dc.description.abstract A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM SE DEFRONTADO, CADA VEZ MAIS, COM OS PROBLEMAS DA VIOLÊNCIA NO SEU COTIDIANO. O AUMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA TEM LEVADO ALGUMAS PESSOAS A DESENVOLVER ALGUNS PADRÕES DE COMPORTAMENTO. ENTRE ESSES PADRÕES PERCEBE-SE QUE OS JOVENS TEM INSPIRADO MEDO NA SOCIEDADE E VÊEM SENDO CULPABILIZADOS PELA CRESCENTE ONDA DE VIOLÊNCIA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO GERAL DE CONTRIBUIR EM PARTE PARA COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA, QUESTÃO TÃO COMPLEXA E PRESENTE EM TODOS OS ESPAÇOS. NESTE SENTIDO, O FOCO DESTE TRABALHO É A VIOLÊNCIA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR. A ESCOLA, INSTITUIÇÃO, QUE APESAR DE AINDA SER CONHECIDA COMO UM LUGAR PROTEGIDO, TEM SE PREOCUPADO, CADA VEZ MAIS COM A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA DE SEUS ALUNOS. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO NESTE ESTUDO É O DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, BASEADO EM LEV S. VIGOTSKI, QUE COMPREENDE O HOMEM HISTORICAMENTE INSERIDO NA CULTURA, OU SEJA, PRODUTO E PRODUTOR DA SOCIEDADE EM QUE VIVE. ESPECIFICADAMENTE, ESTA PESQUISA SE PROPÔS A INVESTIGAR O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA, A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS. DAR VOZ A ESSES JOVENS, SABER DELES O QUE PENSAM SOBRE ESTA SITUAÇÃO. REALIZAMOS, ENTÃO, UM GRUPO FOCAL COM 12 ALUNOS DAS 7º E 8º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PIRITUBA, BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLHEMOS UM SUJEITO, ENTRE OS ALUNOS DO GRUPO FOCAL PARA ENTREVISTAR. EFETUAMOS UMA ENTREVISTA, PAUTADA NOS OBJETIVOS DA PESQUISA DE RECUPERAR A HISTÓRICA DE VIDA DE UMA ADOLESCENTE ALUNA DA 8º SÉRIE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DA ENTREVISTA, BEM COMO AS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELO GRUPO FOCAL NOS POSSIBILITAM COMPREENDER UMA PEQUENA PARTE DESTA QUESTÃO. A PERCEPÇÃO DE QUE OS JOVENS ESTÃO IMERSOS EM VIOLÊNCIAS EM QUASE TODAS DAS ESFERAS DA SUA VIDA, ALÉM DA PRÓPRIA ESCOLA. ESTÃO IMERSOS EM VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES FAMILIARES, NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS E DE AMIZADE, NO COTIDIANO DE PRECONCEITO POR SUA CLASSE SOCIAL E ETNIA. pt_BR
dc.format.extent 607140 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject VIOLÊNCIA pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude pt_BR
dc.title SENTIDO E SIGNIFICADO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA O ALUNO DE 8ª SÉRIE pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto