DSpace Repository

ESCOLHA DE CURSOS SUPERIORES POR ALUNOS DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS, MT)

Show simple item record

dc.contributor.advisor MORGADO, Maria Aparecida pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Eliel Ferreira Da pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:50Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:50Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/805
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT pt_BR
dc.description.abstract BUSCA CONHECER AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS PARA O ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA-MT. A REGIÃO CONTA COM TRÊS FACULDADES, SENDO UMA PÚBLICA E DUAS PRIVADAS. O ACESSO DOS JOVENS A ESSE ENSINO TORNANDO MAIS NECESSÁRIO, POIS O ATUAL MERCADO DE TRABALHO EXIGE PESSOAS COM MAIOR QUALIFICAÇÃO. O ESTUDO INVESTIGOU AS IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DAS PERSPECTIVAS OU FALTA DELAS NA CONSTITUIÇÃO DO SER JOVEM NA SOCIEDADE BARRA-GARCENSE. ESSE TRABALHO PRETENDE CONTRIBUIR PARA DISCUSSÃO DE QUESTÕES PRESENTES NA SOCIEDADE COM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE. UTILIZOU-SE DE UMA BIBLIOGRAFIA SOBRE JUVENTUDE E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, ADOTOU-SE AS ABORDAGENS QUALITATIVA POR INTERMÉDIO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO-COOPEMA. DADOS REVELARAM QUE AS VAGAS OFERECIDAS PELAS TRÊS INSTITUIÇÕES DA REGIÃO ATENDEM, UMA MÉDIA DE 7% DA POPULAÇÃO EGRESSA DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, AS VAGAS NÃO ESTÃO SENDO OCUPADAS NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES EM SUA TOTALIDADE, ENQUANTO NA PÚBLICA AS VAGAS SÃO PREENCHIDAS COMPLETAMENTE. NAS ENTREVISTAS, A INSATISFAÇÃO E A INCERTEZA DE NOSSOS JOVENS EM RELAÇÃO AOS CURSOS OFERECIDOS E A INSEGURANÇA DE DESLOCAR-SE PARA OUTRO LOCAL PARA CURSAR UMA FACULDADE FORAM ASPECTOS CONSIDERADOS MUITO RELEVANTES. OS PESQUISADOS SE DIZEM PREOCUPADOS COM O SEU FUTURO PROFISSIONAL, TER UMA FAMÍLIA, TER DINHEIRO, E SUCESSO NA VIDA QUE SE INICIA. ENTRETANTO, AS INFLUÊNCIAS FAMILIARES SÃO PODEROSAS NA DEFINIÇÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL, POIS AS MESMAS DISPÕEM DE MÉTODOS MAIS SUTIS PARA INFLUENCIAR ATRAVÉS DE UMA CERTA SUGESTÃO SOCIAL CARREGADA DE MENSAGENS SUBLIMARES QUE CAEM NO INCONSCIENTE DOS FILHOS E CONTRA AS QUAIS NÃO HÁ COMO SE DEFENDER. NESSE SENTIDO, CONSTATA-SE QUE OS JOVENS FRENTE AOS PROPÓSITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ENFRENTA DIVERSOS CONFLITOS DE ORDEM PSICOLÓGICA, SOCIAL E ECONÔMICA QUANTO A ESCOLHA DE UM CURSO SUPERIOR. pt_BR
dc.format.extent 479236 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title ESCOLHA DE CURSOS SUPERIORES POR ALUNOS DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS, MT) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context