Abstract:
TRATA-SE DE UMA PESQUISA PROPOSITIVA TEÓRICO-PRÁTICA PARA O TRATAMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NAS DIMENSÕES ESTÉTICA E ÉTICA, PELA REALIZAÇÃO DE OFICINAS TEATRAIS E POSTERIOR MONTAGEM E APRESENTAÇÃO DE UMA MOSTRA CÊNICA COM OS PARTICIPANTES. SÃO SUGERIDOS CAMINHOS DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE PERMITAM AO EDUCANDO RESSIGNIFICAR O OBJETO DE CONHECIMENTO DE MANEIRA CRIATIVA, REFLEXIVA E PRAZEROSA, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS SINGULARIDADES DA ADOLESCÊNCIA, O ESPÍRITO DO TEMPO E AS COMPLEXIDADES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. FINALMENTE, ESTA PROPOSTA POSSUI COMO PRINCÍPIO FUNDANTE, A PERSPECTIVA E A POSSIBILIDADE CONCRETA DE UMA EDUCAÇÃO COM A VIDA, ASSIM COMO, A NECESSIDADE PREMENTE DE QUE PROFESSORES E ALUNOS ESTABELEÇAM UMA PARCERIA AFETIVA E EFETIVA, DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E COLETIVO, A FIM DE QUE TRANSFORMAÇÕES CONSTRUTIVAS ACONTEÇAM NA ESCOLA E NO MUNDO.