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DO MULTICULTURALISMO À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ESTUDO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

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dc.contributor.advisor FISCHER, Nilton Bueno pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Gilberto Ferreira Da pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:49Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:49Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/800
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA, DE CARÁTER MEDOTOLÓGICO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, SOBRE A PRESENÇA E DINAMIZAÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE PRÁTICAS CULTURAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. NA ANÁLISE, SÃO CONTEMPLADOS ASPECTOS COMO IDENTIDADES NACIONAIS E REGIONAIS (LOCAIS), DIFERENÇA E DIVERSIDADE, E RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO PONTO DE PARTIDA O RESGATE DA TRAJETÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS COMO PROCESSO HISTÓRICO, LOCALIZANDO A EXCLUSÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, PASSANDO PELA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E PELO REDIMENSIONAMENTO DA SOCIEDADE MULTICULTURAL. COMO CONVERGÊNCIA DESSA DISCUSSÃO A DE INTERCULTURALIDADE, COMO UM CONCEITO POTENCIALIZADOR DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE E DE EXPRESSÕES CULTURAIS, REVIGORADOS, PRINCIPAlMENTE, A PARTIR DA INTENSIFICAÇÃO DOS CONTATOS ENTRE CULTURAS POSSIBILITADOS PELAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NA PERSPECTIVA DESSE QUADRO TEÓRICO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA RELEITURA DAS PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS VIVENCIADAS EM BAIRROS POPULARES DE CENTROS URBANOS, PELA ÓTICA DOS PROCESSOS HÍBRIDOS, CONTITUIÇÃO DE IDENTIDADE. NO CAMPOS PEDAGÓGICO, OBSERVAM-SE AS AUSÊNCIAS DAS INTER-RELAÇOES ENTRE AS EXPRESSÕES CULTURAIS VIVIDAS PELOS ESTUDANTES E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, AS FORMAS DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COMO ATITUDES "INVISÍVEIS", E OS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CRUZAMENTO CULTURAIS COMO REALIDADES. A PRESPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE É APONTADA COMO UM SUPROTE TEÓRICO/PRÁTICO VIÁVEL PARA SE CONCEDER A EDUCAÇÃO QUE RECONHECE E POTENCIALIZA A DIVERSIDADE CULTURAL NESSAS INTER-RELAÇÕES. pt_BR
dc.format.extent 4194304 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject INTERCULTURALIDADE pt_BR
dc.subject MULTICULTURALISMO pt_BR
dc.subject RACISMO pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title DO MULTICULTURALISMO À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ESTUDO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE pt_BR


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