DSpace/Manakin Repository

A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSOENSINO- APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor CRAIDY, Carmem Maria pt_BR
dc.contributor.author SANTOS, Josivaldo Constantino pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/777
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract NESTE ESTUDO, DE CARÁTER ETNOGRÁFICO, FOI INVESTIGADO O PROCESSO PARTICIPATIVO ENQUANTO TOMADA DE DECISÃO E CONDIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE OCORRE NA ESCOLA E ESPECIALMENTE NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM OS ALUNOS, O AUTOR (PESQUISADOR), ENTENDE QUE É POSSÍVEL PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVA E EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, E PORTANTO, DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA CLARO QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SÓ ACONTECE, SE FOR POSSÍVEL SUA DECISÃO A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. ATRAVÉS DA PESQUISA DE CAMPO (OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS), FOI MOSTRADA A COMPREENSÃO QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA POSSUEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO MOSTROU QUE OS PROFESSORES OBSERVADOS E ENTREVISTADOS POSSUEM UM ENTENDIMENTO APOLÍTICO DO QUE SEJA PARTICIPAR, E OS ALUNOS, POSSUEM UM DESEJO LATENTE DE PARTICIPAREM, DE TOMAREM DECISÕES SIGNIFICATIVAS A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. NA CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA EVIDENTE QUE A ESCOLA PRECISA DESENVOLVER O GERME DA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE HAJA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA POLÍTICA DO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO. É FUNDAMENTAL, À ESCOLA E AOS/ÀS PROFESSORES/AS, NÃO SÓ ENSINAR A PARTICIPAÇÃO E A DEMOCRACIA, MAS ENSINAR PELA PARTICIPAÇÃO E PELA DEMOCRACIA. pt_BR
dc.format.extent 1666611 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.subject AUTONOMIA pt_BR
dc.subject PARTICIPAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSOENSINO- APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto