Repositorio Dspace

JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O SABOR DE APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor OLIVEIRA, Rita De Cássia Da Silva pt_BR
dc.contributor.author WOICIECHOWSKI, Marília pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:44Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:44Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/771
dc.description BIBLIOTECA DO BLOCO M pt_BR
dc.description.abstract APRENDER A LER E A ESCREVER PARA MUITOS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS BRASILEIROS SIGNIFICA UM ENCONTRO OU REENCONTRO COM OS CONTEÚDOS QUE DETERMINAM OS CAMINHOS PARA SE ENTENDER E TRANSFORMAR O MUNDO. DIANTE DESSA EXPECTATIVA, O PONTO DE PARTIDA DA PESQUISA É REGISTRAR O SIGNIFICADO DO APRENDER E DO ENSINAR A LER E A ESCREVER, A PARTIR DA FALA DOS ALUNOS E PROFESSORES DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, BEM COMO DA CONTRIBUIÇÃO DE COORDENADORES DE EJA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DAÍ SONDAR ATÉ QUE PONTO ESSA PRESSA EM ALFABETIZAR (O BRASIL ENTRA NO SÉCULO XXI COM 20 MILHÕES DE ANALFABETOS ABSOLUTOS) INTERFERE NA CONQUISTA DESSE SIGNIFICADO DO APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER. ISTO PORQUE NA SÍNTESE DOS OBJETIVOS QUE VÃO INTENSIFICAR ESSA EXPECTATIVA ESTÁ O COMPROMISSO DA EJA DE IR ALÉM DOS CAMINHOS DA SIMPLES AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO, OU SEJA, ENSINAR PARA QUE O ALUNO FAÇA USO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS NO SEU COTIDIANO DE VIDA. AINDA QUE O ESTADO DE ADULTO INCLUA TAMBÉM O IDOSO, A PESQUISA TRATA EM SEU TERCEIRO CAPÍTULO (SÃO QUATRO CAPÍTULOS) DOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE, POR ISSO A REFERÊNCIA NO TÍTULO A JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. NA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA QUALITATIVA - ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA. PELA INVESTIGAÇÃO, FOI POSSÍVEL DETECTAR A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO ALUNO ATRAVÉS DA QUALIDADE DO ENSINO E DO INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. OU SEJA, DAR RESPOSTAS DE SUCESSO PARA ALUNOS E PROFESSORES E NÃO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS PARA SATISFAZER EXIGÊNCIAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. pt_BR
dc.format.extent 864356 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA pt_BR
dc.subject ALFABETIZAÇÃO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject POLÍTICA EDUCACIONAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O SABOR DE APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto