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A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO: AVANÇO-RETROCESSO IMPOSTO

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dc.contributor.advisor RIBES, Eva Lizety pt_BR
dc.contributor.author BARBOSA, Gisela Amaral pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:43Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:43Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/766
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.description.abstract A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO, INSTITUÍDA ATRAVÉS DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº. 2208/97, PROVOCOU PROFUNDAS MODIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PAÍS. COM A JUSTIFICATIVA DE QUE ESSE TIPO DE FORMAÇÃO APRESENTAVA UM DESEMPENHO INADEQUADO FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO MODERNO MERCADO DE TRABALHO, O GOVERNO FEDERAL IMPLANTOU ESSA REFORMA, AFIRMANDO QUE, COM ELA, ALCANÇARIA NÃO SÓ UMA MELHOR ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA, COMO A REDUÇÃO DE SEUS CUSTOS E POSSIBILITANDO: O AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS E ATENDIMENTO DIRECIONADO AOS ALUNOS COM MENOR PODER AQUISITIVO E QUE SE DIRIGEM DIRETAMENTE AO MERCADO DE TRABALHO. A PRESENTE DISSERTAÇÃO TRATA DESSA REFORMA, DANDO ÊNFASE A SUAS CONSEQÜÊNCIAS SOBRE O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO, MINISTRADO PELAS ETF`S E CEFET`S. MEU OBJETIVO FOI O DE AVALIAR ATÉ QUE PONTO OS ARGUMENTOS QUE A JUSTIFICARAM ENCONTRAM SUSTENTAÇÃO QUANDO CONTRAPOSTOS A UMA SITUAÇÃO REAL DE UM GRUPO DE EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO, FORMADOS DENTRO DO SISTEMA ANTERIOR. ANALISEI, ESPECIFICAMENTE, O QUE DIZ RESPEITO A SUA ORIGEM SOCIAL, A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR E A SUA SITUAÇÃO DE TRABALHO E/OU ESTUDO NO ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO, REALIZEI UMA PESQUISA DE CAMPO ENTRE OS EGRESSOS DO CURSO DE EDIFICAÇÕES DO CEFET-PELOTAS/RS, NOS ANOS DE 1997 E 1998. EM PARALELO, BUSQUEI INFERIR SOBRE AS POSSIBILIDADES QUE O CONTEÚDO DA REFORMA APRESENTA NO SENTIDO DE ALTERAR A SITUAÇÃO EXISTENTE ANTES DELA. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICARAM QUE OS ARGUMENTOS UTILIZADOS SÃO PARCIALMENTE COMPROVÁVEIS. NO ENTANTO, SUAS DETERMINAÇÕES NÃO DEMONSTRAM SER CAPAZES DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APONTADOS. pt_BR
dc.format.extent 535781 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS pt_BR
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE pt_BR
dc.subject TRABALHO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject REFORMA DO ENSINO TÉCNICO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO: AVANÇO-RETROCESSO IMPOSTO pt_BR


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