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NESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGARAM-SE OS MOTIVOS PELOS QUAIS UMA PARCELA CADA VEZ MAIOR DE JOVENS OPTA PELO ENSINO SUPLETIVO. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA PESQUISA EMPÍRICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO SUPLETIVO PRIVADA, ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE SEIS JOVENS DE UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO E DAS ENTREVISTAS COM OS OUTROS ALUNOS E PROFESSORES DESTA TURMA. O REJUVENESCIMENTO DESTA POPULAÇÃO, ENQUANTO FENÔMENO, TAMBÉM FOI CONSTATADO NA ESFERA PÚBLICA ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL NOS DIVERSOS ESPAÇOS QUE OFERECEM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. DIFERENTES AUTORES, PRINCIPALMENTE, FREIRE, MORIN, SPOSITO E CHARLOT, DERAM SUPORTE TEÓRICO PARA O ENTENDIMENTO DESTE FENÔMENO E DAS RELAÇÕES QUE ESTES JOVENS ESTABELECEM COM A ESCOLA E COM A VIDA. O DESENCANTO DOS JOVENS PELA ESCOLA `REGULAR`, A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, A REPETÊNCIA, OS TRAUMAS ESCOLARES, OS PROBLEMAS FAMILIARES E ECONÔMICOS SÃO ALGUNS FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DESTES JOVENS PELO ENSINO SUPLETIVO. O REJUVENESCIMENTO, NESTE ESTUDO, FOI ENTENDIDO COMO UM PROCESSO COMPLEXO E MULTIFACETADO QUE PARTE DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS E SE ESTENDE ATÉ AS RELAÇÕES FAMILIARES, AFETIVAS E CULTURAIS. |
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