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"FRACASSO" ESCOLAR: UM LUGAR (RE)PENSADO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

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dc.contributor.advisor FOLBERG, Maria Nestrovsky pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Denise Regina Quaresma Da pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:43Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:43Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/762
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE PESQUISA NASCE A PARTIR DE INDAGAÇÕES SOBRE OS CAMINHOS QUE LEVAM O SUJEITO DA CLASSE POPULAR A FRACASSAR. FAZEM PARTE DESTA PESQUISA ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE, RS, ONDE HÁ ELEVADO ÍNDICE DE REPROVAÇÕES, EVASÕES E DESISTÊNCIAS. PRETENDE-SE, ALÉM DE BUSCAR ENTENDER A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS, DESCORTINAR UMA POSSIBILIDADE A MAIS PARA SER PENSADA, BUSCANDO PRODUZIR UM RE-OLHAR SOBRE A QUESTÃO, INDAGANDO COMO O "FRACASSO" ESCOLAR VEM SENDO DITO. QUEM FALA? DE QUE LUGAR FALA? LEVANTA-SE UMA HIPOTÉTICA SUPOSIÇÃO: O SUJEITO FRACASSA AO NÃO PASSAR DE ANO NA ESCOLA OU RESPONDE ALI ONDE ELE É CHAMADO A RESPONDER? QUAL O LUGAR DO "FRACASSO" ESCOLAR PARA ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E PARA A INSTITUIÇÃO? PROBLEMATIZA-SE A QUESTÃO NUMA PERSPECTIVA QUE INCLUI O PONTO DE VISTA DOS SUJEITOS QUE CONSTITUEM A "VIDA" ESCOLAR, E ESTA INCLUSÃO SE DÁ PELA UTILIZAÇÃO DAS FALAS DOS ALUNOS, PROFESSORES E ORIENTADORES EDUCACIONAIS. DISCUTE-SE O TEMA, PERCORRENDO UMA TRAJETÓRIA QUE VAI DESDE O HISTÓRICO DO FRACASSO ESCOLAR, ATÉ O "FRACASSO" VISTO À LUZ DA PSICANÁLISE, ENQUANTO SINTOMA SOCIAL. AO FINAL DESTA PESQUISA, APONTAMOS QUE O "FRACASSO" ESCOLAR NÃO PODE SER DITO NEM PENSADO, SEM O USO ADEQUADO DAS ASPAS QUE CERCAM A PALAVRA DESDE O INÍCIO DESTE TRABALHO DE PESQUISA, POIS ESTA É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEVE SER (RE)PENSADA POR TODOS E SEUS EFEITOS ULTRAPASSAM O "AQUI" E "AGORA", SUBJETIVANDO TODAS AS VIDAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NO SEU ENTORNO. URGE QUE SE PRIORIZE MEDIDAS NECESSÁRIAS NA (RE)CONSTRUÇÃO DESTE LUGAR, RESSIGNIFICANDO O "FRACASSO". pt_BR
dc.format.extent 818700 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject FRACASSO ESCOLAR pt_BR
dc.subject CLASSES POPULARES pt_BR
dc.subject PSICANÁLISE pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title "FRACASSO" ESCOLAR: UM LUGAR (RE)PENSADO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA pt_BR


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