Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FOLBERG, Maria Nestrovsky | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Denise Regina Quaresma Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:43Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:43Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/762 | |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE PESQUISA NASCE A PARTIR DE INDAGAÇÕES SOBRE OS CAMINHOS QUE LEVAM O SUJEITO DA CLASSE POPULAR A FRACASSAR. FAZEM PARTE DESTA PESQUISA ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE, RS, ONDE HÁ ELEVADO ÍNDICE DE REPROVAÇÕES, EVASÕES E DESISTÊNCIAS. PRETENDE-SE, ALÉM DE BUSCAR ENTENDER A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS, DESCORTINAR UMA POSSIBILIDADE A MAIS PARA SER PENSADA, BUSCANDO PRODUZIR UM RE-OLHAR SOBRE A QUESTÃO, INDAGANDO COMO O "FRACASSO" ESCOLAR VEM SENDO DITO. QUEM FALA? DE QUE LUGAR FALA? LEVANTA-SE UMA HIPOTÉTICA SUPOSIÇÃO: O SUJEITO FRACASSA AO NÃO PASSAR DE ANO NA ESCOLA OU RESPONDE ALI ONDE ELE É CHAMADO A RESPONDER? QUAL O LUGAR DO "FRACASSO" ESCOLAR PARA ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E PARA A INSTITUIÇÃO? PROBLEMATIZA-SE A QUESTÃO NUMA PERSPECTIVA QUE INCLUI O PONTO DE VISTA DOS SUJEITOS QUE CONSTITUEM A "VIDA" ESCOLAR, E ESTA INCLUSÃO SE DÁ PELA UTILIZAÇÃO DAS FALAS DOS ALUNOS, PROFESSORES E ORIENTADORES EDUCACIONAIS. DISCUTE-SE O TEMA, PERCORRENDO UMA TRAJETÓRIA QUE VAI DESDE O HISTÓRICO DO FRACASSO ESCOLAR, ATÉ O "FRACASSO" VISTO À LUZ DA PSICANÁLISE, ENQUANTO SINTOMA SOCIAL. AO FINAL DESTA PESQUISA, APONTAMOS QUE O "FRACASSO" ESCOLAR NÃO PODE SER DITO NEM PENSADO, SEM O USO ADEQUADO DAS ASPAS QUE CERCAM A PALAVRA DESDE O INÍCIO DESTE TRABALHO DE PESQUISA, POIS ESTA É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEVE SER (RE)PENSADA POR TODOS E SEUS EFEITOS ULTRAPASSAM O "AQUI" E "AGORA", SUBJETIVANDO TODAS AS VIDAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NO SEU ENTORNO. URGE QUE SE PRIORIZE MEDIDAS NECESSÁRIAS NA (RE)CONSTRUÇÃO DESTE LUGAR, RESSIGNIFICANDO O "FRACASSO". | pt_BR |
dc.format.extent | 818700 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | FRACASSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | CLASSES POPULARES | pt_BR |
dc.subject | PSICANÁLISE | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - sucesso e fracasso escolares | pt_BR |
dc.title | "FRACASSO" ESCOLAR: UM LUGAR (RE)PENSADO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA | pt_BR |