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IDENTIDADES PLURAIS E O COTIDIANO DA ESCOLA

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dc.contributor.advisor COSTA, Marcia Regina Da pt_BR
dc.contributor.author SOLIGO, Marina Guazzelli pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:42Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:42Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier ANTROPOLOGIA pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/759
dc.description BNGK pt_BR
dc.description.abstract A PARTIR DO COTIDIANO VIVIDO NA ESCOLA, A DISSERTAÇÃO SE PROPÕE ENTENDER COMO ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES (12 A 14 ANOS), DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCAM CONSTITUIR IDENTIDADES CULTURAIS EM ESTREITA CONEXÃO COM A MÍDIA E AS CULTURAS JUVENIS, AO MESMO TEMPO EM QUE REJEITAM O UNIVERSO CULTURAL DA ESCOLA. INTERROGA-SE SOBRE A NATUREZA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, QUESTIONANDO EM QUE MEDIDA ESTES CONSTITUEM IDENTIDADES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS QUE RESISTEM ÀS NOVAS FORMAS DE PODER CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DE CONTROLE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. COM RELAÇÃO AO OBJETO ESTUDADO, A PESQUISA LEVANTOU AS SEGUINTES HIPÓTESES: A) O DESINTERESSE E DESCASO DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REALIZADO EM SALA DE AULA TRADUZEM UMA REJEIÇÃO AO MODELO DISCIPLINAR VIGENTE NA ESCOLA E ATESTAM A CRISE EM QUE SE ENCONTRA O MESMO, B) OS ALUNOS E ALUNAS BUSCAM DISTANCIAR-SE DO UNIVERSO CULTURAL OFERECIDO PELA ESCOLA E CONECTAR-SE ÀS CULTURAS JUVENIS PELA MEDIAÇÃO DAS MÍDIAS, PARTICULARMENTE PELA MEDIAÇÃO DO RADIO, TV E CDS, NA BUSCA DE IDENTIDADES CULTURAIS DISTINTAS DAQUELAS OFERECIDAS PELA ESCOLA E PELA FAMÍLIA, C) ESTAS IDENTIDADES DIZEM RESPEITO AO HOJE , AO PRESENTE E SÃO NEGADORAS TANTO DO PASSADO COMO DE UMA PERSPECTIVA FUTURA, D) É POSSÍVEL PERCEBER DIMENSÕES DE RESISTÊNCIA, NA ACEPÇÃO DE DE CERTEAU, NA CONSTITUIÇÃO DESSAS IDENTIDADES EM RELAÇÃO ÀS NOVAS FORMAS DE PODER PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE. A PESQUISA DE CAMPO APRESENTOU ELEMENTOS SUFICIENTES PARA SE PENSAR QUE AS HIPÓTESES FORAM CONFIRMADAS. A BUSCA DE IDENTIDADES COLETIVAS QUE OS IDENTIFIQUEM AO GRUPO DE REFERÊNCIA E OS DISTINGAM DE OUTROS GRUPOS DA SOCIEDADE, INCLUSIVE DE OUTROS GRUPOS DE ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, MOSTROU-SE EXTREMAMENTE FORTE ENTRE OS ALUNOS E ALUNAS. POR ESTA RAZÃO, INVESTEM NO QUE ELES CONSIDERAM MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS DAS CULTURAS JUVENIS, LIGADAS AO CONSUMO. pt_BR
dc.format.extent 369872 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject IDENTIDADE pt_BR
dc.subject CULTURA pt_BR
dc.subject CULTURA JUVENIL pt_BR
dc.subject MÍDIA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - culturas juvenis e escola pt_BR
dc.title IDENTIDADES PLURAIS E O COTIDIANO DA ESCOLA pt_BR


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