dc.description.abstract |
ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVAM DEZ JOVENS E ADULTOS A INICIAREM SEUS ESTUDOS FORMALMENTE OU A REINICIAREM ESTES ESTUDOS. TOMANDO COMO REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS BAKHTIN, DIAS E GINZBURG, ENTRE OUTROS AUTORES, BUSCAMOS COMPREENDER AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS SUJEITOS PESQUISADOS, OU SEJA, OUVIR SUAS VOZES, PARA ALÉM DE UMA ÓTICA IMPOSTA PELO DISCURSO OFICIAL, QUE CONSIDERA O ANALFABETISMO COMO UM ?MAL A SER CORTADO PELA RAIZ?. DISCUTIMOS OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, RELEVANTES PARA A PESQUISA, RESPALDADAS EM SOARES, KLEIMAN E GOULART, PRINCIPALMENTE. É REALIZADO UM ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO, EM QUE UTILIZAMOS O PARADIGMA INDICIÁRIO COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DE DADOS. O MATERIAL EMPÍRICO FOI COLHIDO POR MEIO DE CONVERSAS, QUESTIONÁRIOS E DE FALAS/NARRATIVAS PRODUZIDAS EM SITUAÇÃO DE GRUPO FOCAL. OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO FORAM CATEGORIZADOS A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM MELO BUSCANDO UMA ESCUTA INCLUSIVA DAS PRIORIDADES APONTADAS PELOS ALFABETIZANDOS. OS COMPONENTES DO LETRAMENTO, DISCUTIDOS COM BASE EM TOLCHINSKY, REVELARAM A NECESSIDADE DOS ALFABETIZANDOS DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO QUE LEVE EM CONTA A REALIDADE EM QUE VIVEM E SUAS DEMANDAS POR PRÁTICAS SOCIAIS DIVERSAS DE LEITURA E DE ESCRITA. PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO, JOVENS E ADULTOS, LETRAMENTO. |
pt_BR |